| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Saúde - SS
PLANO DIRETOR DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Apresentação


Nas principais organizações, sejam elas públicas ou privadas, a organização do trabalho deve ser pautado pelo planejamento de suas ações. Na Saúde, não pode ser diferente, especialmente pela complexidade da organização de um sistema que se constitui pelos princípios da universalidade do acesso e da integralidade do cuidado.

Portanto, o Plano Diretor da Atenção Primária em Saúde (PDAPS-JF) é um movimento de mudança na Atenção Primária em Saúde (APS) do nosso município que busca, em última análise, atender o anseio da população pela constante melhoria da qualidade na prestação dos serviços de saúde. Reconhecemos que é necessário mudar a forma de se planejar e executar as ações na Atenção Primária, que deverá percorrer um processo de amadurecimento e institucionalização permanente.

É claro que não se trata de uma tarefa fácil ou simples. Ao contrário, a ruptura do atual modelo, focado quase exclusivamente nas condições agudas, não ocorrerá de maneira espontânea, instantânea ou mágica. As características da nossa população mudaram muito nas últimas décadas. Hoje estamos vivendo mais e, em decorrência disso, a parcela da população idosa em Juiz de Fora é bastante significativa, superando a de Minas Gerais e a do Brasil. Soma-se a isto, o momento da transição epidemiológica, onde há a predominância das condições crônicas de saúde. Porém, a forma de se planejar e executar as políticas de APS manteve-se inalterada frente a essas mudanças demográficas e epidemiológicas.

A implantação do PDAPS-JF propõe uma gestão indutora de políticas planejadas, orientadas para resultados claros e objetivos, criando uma capacidade geradora de conhecimentos capaz de consolidar uma prática de gestão embasada no planejamento como organizador das ações nas UAPS.

Nesse contexto, inserimos o PDAPS / JF+Saúde no site da PJF visando oportunizar maior conhecimento das ações em desenvolvimento nesta área prioritária da Administração Municipal.

Como gestor do SUS municipal, convido os trabalhadores, usuários e o controle social para, juntos, caminharmos no fortalecimento e consolidação do SUS!

Adilson Stolet
Secretário Municipal de Saúde
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2