1º PASSO: Depois de providenciado os alvarás de localização e sanitário solicitar as fichas do CNES por email ou presencialmente.
Onde solicitar as fichas do CNES?
2º PASSO: Preencher as fichas e protocolar na recepção da Vigilância Sanitária, preferencialmente, junto com a documentação exigida para emissão do Alvará sanitário.
Para o cadastro inicial no CNES, o protocolo deve ser realizado exclusivamente de forma presencial, não sendo possível o envio das fichas por email.
3º PASSO: Após a conferência das informações preenchidas e expedição do alvará sanitário, o fiscal sanitário inclui a informação do nº do alvará sanitário na ficha do CNES, e encaminha para o setor responsável pelo cadastramento.
4º PASSO: Feita a conferência das fichas pelo setor do CNES, o solicitante receberá, por email, o número do CNES do estabelecimento.
Em até 15 dias úteis o cadastro do estabelecimento será disponibilizado no site do CNES para a consulta, por meio da página: cnes.datasus.gov.br
O estabelecimento deverá conferir as informações e, em caso de divergências, o mesmo deverá enviar um email para cnesscc@yahoo.com.br solicitando a correção.
5º PASSO: Manter o CNES do estabelecimento sempre atualizado.
O CNES deve ser atualizado toda vez que houver alteração no cadastro do estabelecimento, como por exemplo: mudança de endereço, entrada e saída de profissionais, troca de telefone, email, equipamentos, serviços, etc.
Para isso, é necessário entrar em contato com o setor do CNES pelo email: cnesscc@yahoo.com.br e solicitar as orientações para atualização do registro.