| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Saúde - SS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL (DESM)

Apresentação

O Departamento de Saúde Mental (DESM) faz a gestão, organização e articulação dos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS/JF) os quais prestam atendimento à Saúde Mental para população de Juiz de Fora.

Atendimento: 8 às 18 horas – Segunda a Sexta-Feira
Endereço: Rua Tiradentes, 75 – Santa Helena
Telefone: (32) 3690-7384

Estes serviços são:

• Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Oferecem atendimento aos usuários agravados em suas condições de saúde, promovendo acompanhamento e reinserção social através de estratégias terapêuticas, bem como acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
A porta de entrada para os atendimentos de saúde mental são as Unidades Básicas de Saúde.

Unidade Atendimento Público-Alvo
CAPS Leste (Área Centro, Leste, Nordeste) Segunda a Sexta-Feira - 8 às 18 horas Atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
CAPS HU (Área Oeste e Sul) Segunda a Sexta-Feira - 8 às 18 horas Atende pessoas com transtorno mentais graves e persistentes e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
CASM (Área Norte) Segunda a Sexta-Feira - 8 às 18 horas Atende pessoas com transtorno mentais graves e persistentes e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
CAPSi (Todo município) Segunda a Sexta-Feira - 8 às 18 horas Atende crianças e adolescentes com transtorno mentais graves e persistentes e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
CAPS AD III (Todo município) 24 Horas Atende pessoas com transtorno mentais graves e persistentes e com foco nos usuários com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
CAPS III Casa Viva (Área Centro e Centro Sul, Sudeste e Sul) 24 Horas Atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

• Centro de Convivência
O Centro de Convivência Recriar (CCR) é um serviço de reabilitação psicossocial, substitutivo à estrutura manicomial e hospitalocêntrica. O CCR abre espaço para conquista da autonomia através de oficinas de promoção de trabalho e renda, desenvolvendo em ateliês, atividades artísticas, artesanais e de interação social.
O acesso dos usuários ao CCR é realizado via CAPS de referência.

Atendimento: 8 às 18 horas – Segunda a Sexta-Feira
Endereço: Rua Tiradentes, 75 – Santa Helena
Telefone: 3690-7438

• Serviço Residencial Terapêutico (SRT)
Moradias inseridas na comunidade e destinadas à reabilitação psicossocial e cuidado de pessoas, remanescentes dos hospitais de psiquiatria fechados no município a partir de 2013, com transtorno mental e que ao longo dos anos de internação perderam o suporte social e laços familiares. São moradias financiadas com recurso federal, gerenciadas através de prestador contratado.
Atualmente são 28 SRTs.

• Urgência e Emergência
Em caso de situações de risco, urgência e emergência o DESM acompanha os casos de internação e faz o manejo dessas situações de crise articulando a RAPS.
O Hospital Pronto Socorro (HPS) oferece internação de curta duração para estabilização do quadro agudo no Serviço de Urgência Psiquiátrica (SUP) para os usuários com transtornos mentais graves e com necessidades de álcool e outras drogas por meio de dispositivos da Rede de Urgência e Emergência com atendimento 24 horas:
SAMU – pelo telefone 192
Unidades de Pronto Atendimento (UPAS)
Hospital de Pronto Socorro (HPS)

• Serviço Hospitalar de Referência
Em relação aos serviços hospitalares oferece retaguarda nos leitos de internação em casos de agudização, em que os recursos extra-hospitalares foram esgotados, em Hospital Geral (Ana Nery e Hospital Regional João Penido). O Departamento de Saúde Mental acompanha essas internações, junto às equipes dos CAPS para que os usuários sejam inseridos nos serviços.


Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2