| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Saúde - SS
PROGRAMA DST/AIDS

Serviços


Departamento DST/AIDS – Juiz de Fora

O Departamento de Doenças Sexuais Transmissíveis (DST/Aids) se subdivide em Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM).~

1 - O que é o Centro de Testagem e Aconselhamento?

Tem como objetivo promover a testagem gratuita para HIV, sífilis, hepatites B e C e, por meio de aconselhamento, orientar, de acordo com as necessidades singulares de cada usuário, sobre a prevenção às infecções sexuais transmissíveis (ISTs) e Aids, buscando redução de riscos e danos. Além da oferta dos insumos de prevenção (gel lubrificante e preservativos feminino e masculino) são oferecidas intervenções biomédicas de prevenção: profilaxias pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP).

2- O que é Profilaxia Pós-exposição (PEP)?

É medida de prevenção da infecção pelo HIV, que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais, em situações de exposição ao vírus. Deve ser iniciada, preferencialmente, nas primeiras duas horas, para melhor eficácia, e até 72 horas, após exposição de risco.

3- O que é Profilaxia Pré-exposição (PrEP)?

Consiste no uso contínuo de antirretrovirais, para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Cada caso é avaliado em sua individualidade, em entrevista com a psicóloga responsável. As principais indicações são para casais sorodiscordantes, profissionais do sexo e pessoas que já repetiram muitas vezes a PEP. Os interessados devem agendar a primeira entrevista com a psicóloga responsável pelo telefone 3690-7576.

4- É necessário encaminhamento para realizar as testagens no CTA?

Não é necessário encaminhamento de nenhuma unidade de saúde para que seja realizada a testagem. Demanda espontânea.

5- Como funciona a testagem?

O atendido passa por três etapas: pré-teste, testagem e pós-teste. No pré-teste os Aconselhadores por meio de entrevista, identificam as demandas e vulnerabilidades do usuário, orientando-o quanto às ISTs e possibilidades de prevenção, e definem os testes a serem realizados e a metodologia do exame laboratorial (teste rápido ou coleta sanguínea). Na etapa da testagem poderá ser realizado o teste rápido, por meio de punção digital, obtendo o resultado em até 15 minutos, ou através de coleta de sangue, para exame laboratorial, com resultados em até dez dias. No pós-teste são realizados interpretações dos resultados, orientações pertinentes ao caso e encaminhamentos necessários.

6- Quais os serviços disponíveis no CTA?

• Testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C;

• Orientações pré e pós-testes;

• Aconselhamento para gestão de risco;

• Oferta de profilaxias PEP e PrEP;

• Encaminhamento para vacinação contra hepatite B;

• Apoio a ações extramuros;

• Apoio na descentralização da testagem rápida para a Atenção Básica;

• Apoio ao Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico Ocupacional e Sexual (Parbos), no acompanhamento dos casos de riscos biológicos e violências sexuais.

7- Qual é o horário de funcionamento do CTA?

De segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas.

8- O que é o serviço especializado em HIV/Aids?

Ambulatório que presta assistência às pessoas portadoras do vírus HIV ou com Aids, através de equipe multiprofissional, composta por médicos, psicólogo, enfermeiro, técnicos de enfermagem, dentistas, assistente social e farmacêuticos. O foco do trabalho é oferecer assistência humanizada, baseada na atenção integral. As intervenções são realizadas de maneira focada nas demandas de cada pessoa, e sempre com objetivo de melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids.

9 - Quais os serviços disponíveis no SAE?

- Avaliações médica, odontológica e social;

- Orientação psicológica;

- Aplicação de medicações;

- Coleta sanguínea, para realização de exames laboratoriais.

10 - Qual é o horário de funcionamento do SAE?

De segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas.

11 - É necessário encaminhamento para iniciar ou dar continuidade ao tratamento no SAE Juiz de Fora?

É necessário pedir transferência no SAE onde iniciou o tratamento e se dirigir ao SAE Juiz de Fora, portando documento com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e transferência, para que a equipe do SAE possa abrir o prontuário. A pessoa que ainda não iniciou o tratamento, deve ir ao SAE portando documento com foto, CPF, Cartão Nacional do SUS e laudo do exame positivo para o HIV.

12 - O que é a Unidade Dispensadora de Medicamentos?

É responsável pela dispensação dos medicamentos prescritos pelos médicos do SAE. Além disso, as farmacêuticas realizam o acolhimento, orientando horários de uso das medicações e interferências com outros remédios. Identificam também eventuais falhas no uso das medicações e orientam, de acordo com a demanda do usuário, as possibilidades de uso, objetivando a melhor adesão ao tratamento.

13 - Onde funciona o DST/Aids??

No térreo do prédio de Vigilância em Saúde, na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória.

14 – Quais são os telefones do departamento?

Coordenação – 3690-7054

Recepção CTA – 3690-7505

Supervisão CTA – 36907508

Recepção SAE – 3690-7576

UDM – 3690-7478

Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2