CNES x CNS
O CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) refere-se ao cadastro do estabelecimento (espaço físico) e não aos profissionais.
Já o CNS (Cartão Nacional de Saúde) é único para cada profissional que, por sua vez, pode atuar em diversos CNES (estabelecimentos) diferentes.
Para credenciamento junto às Operadoras de Saúde, normalmente, é solicitado aos profissionais e clínicas o número de CNES do estabelecimento e o profissional precisa estar cadastrado nesse CNES.
Quem precisa ter o CNES?
Todo estabelecimento (espaço físico) que ofereça serviços e realize procedimentos na área da saúde, seja ele hospital, clínica, laboratório, consultório médico isolado, odontológico, entre outros, precisa estar cadastrado no CNES.
Portanto, o CNES é voltado para o estabelecimento físico e não para o profissional. Entretanto, o profissional precisa estar vinculado ao CNES onde presta serviço. Por exemplo, se o profissional trabalha em três estabelecimentos diferentes, o mesmo deverá ser cadastrado em cada um destes estabelecimentos.
CNIS x CNAE
CNIS
É o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), um documento que informa todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias do trabalhador. Ou seja, é um registro administrativo operacionalizado pela DATAPREV que reúne mais de 80 bilhões de dados, como nascimento, óbito, identificação pessoal (como o CPF) e informações atualizadas de renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS.
CNAE
Já a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país.