| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - FUNALFA
PATRIMÔNIO CULTURAL

Bens Tombados


BENS TOMBADOS DE INTERESSE CULTURAL
COMPANHIA TÊXTIL BERNARDO MASCARENHAS
Localização: Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro
Decreto:
Em 1888, Bernardo Mascarenhas inaugurou-se as primeiras instalações da fábrica por ele organizada voltada para a produção de brins de algodão e linho. Pouco tempo depois, as instalações tiveram que ser ampliadas juntamente com a remodelações do edifício consoante sendo o projeto de autoria do engenheiro e arquiteto L. Sue.

Com a morte de Bernardo Mascarenhas em outubro de 1899, assumiu a gerência seu genro Agenor Barbosa que construiu a ala direita do prédio.

Em 1916, por ocasião do falecimento de Amélia Guimarães Mascarenhas (viúva de Bernardo Mascarenhas), iniciou-se aqui uma nova fase de modernização e expansão da fábrica e no início da década de 20 os serviços de aumento e remodelação da fábrica estavam praticamente concluídos. Com o fechamento da fábrica o imóvel manteve-se fechado até que a Prefeitura assumiu sua gestão instalado ali o Mercado Municipal e a Pronta Entrega das Fábricas. Na década de 80 um grande incêndio consumiu parte do prédio que foi reformado e hoje abriga um espaço Cultural, a Biblioteca Municipal, o Mercado Municipal, o Procon e a Secretaria Municipal de Educação.

O belo edifício da Antiga Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas apresenta rigorosa simetria apesar de ter sido construído a partir dos anos 90 do século XIX. Seu partido arquitetônico consiste em um corpo central em três pavimentos coroado por frontões retos nas quatro faces e ladeado por suas extensas alas horizontais em dois pavimentos.

A horizontalidade da composição é acentuada pelo embasamento elevado até a altura dos peitoris das janelas e pelas linhas contínuas dos entablamentos intermediário e superior e da platibanda maciça cujo desenho alterna áreas almofadas e pedestais.

As fachadas são dominadas pelo ritmo regular da seqüência de vãos arqueados. No pavimento térreo os arcos são plenos e arrematados por moldura contínua acima da linha das impostas . A baixo destas os arcos apoiam-se sobre largo pilar comum a dois vãos. No nível superior, os arcos são rebaixados, tipo "asa-de-cesto" e possuem guarnições isoladas assinaladas nos fechos, linha das impostas e socos. As vedações são de madeira e vidro, com bandeira fixa, caixilho tipo guilhotina na parte superior e veneziana na inferior.

O volume central, como é característico nessas composições tem fachada frontal em esquema diferenciado. No térreo abrem-se três vãos de portas, enquanto o segundo nível possui amplas janelas rasgadas por inteiro, com vergas retas, balcões protegidos por grades metálicas apoiados sobre consoles ornamentados.

A articulação da fachada do terceiro pavimento com as alas laterais é feita através de elementos à feição de contrafortes encurvados e terminados em volutas. O entablamento tem cornija perfilada e friso decorado por ornatos escalonados. O frontão reto com dupla arcada cega arremata a composição, marcando o eixo de simetria. Completam a ornamentação do conjunto, o ornato circular moldurado ao centro da fachada do terceiro pavimento, as molduras e dentículos e motivos decorativos dos frisos e a seqüência de retângulos em duas cores que forma a base do segundo pavimento.

Os outros blocos, com um ou dois pavimentos, seguem a mesma orientação construtiva nos moldes fabris ingleses, agora com tijolos maciços aparentes com ornamentação no entablamento intermediário e superior em tijolos maciços em ziguezague e reentrantes e salientes.


Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2