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Secretaria de Recursos Humanos - SRH
ARQUIVO HISTÓRICO

Institucional


O Arquivo Histórico de Juiz de Fora (AHJF) desenvolve os seguintes trabalhos: elaboração de inventários sumários (resumo mínimo dos documentos) dos períodos do Império e da República Velha, que já encontram-se concluídos, sendo que o período posterior encontra-se em fase de organização; atendimento e orientação a alunos de 1º e 2º grau, estagiários e professores; funcionamento como núcleo de implantação do Programa de Gestão Documental da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), baseado na tabela de temporalidade e destinação dos documentos produzidos pelos órgãos públicos municipais. Pelo Programa, o AHJF e a Divisão de Organização e Método ficaram encarregados de padronizar os formulários, determinando prazos do que é descarte imediato, do que é para ficar no arquivo intermediário e do que é destinado ao arquivo histórico.

A Portaria n.º 3041 fixou a temporalidade para os documentos da administração direta, englobando, inicialmente, as Secretarias Municipais de Transportes, da Fazenda, de Agropecuária e Abastecimento, de Obras e de Atividades Urbanas. Numa segunda fase, será expandido à todas as outras unidades. A tabela já foi aprovada, iniciando-se sua implantação.

Paralelamente, o AHJF tem feito um trabalho sistemático de recolhimento da documentação dos cartórios locais. Com base em um acordo firmado entre as partes, a documentação cartorial do período de 1843 a 1945 está em poder do Arquivo. Foram recolhidos, também, os documentos do Fórum relativos aos processos criminais para serem organizados e inventariados.

O plano de trabalho foi elaborado partindo-se de duas premissas fundamentais quanto às funções do AHJF como instituição pública: preservação documental e serviço educativo. A preservação engloba recuperação, inventários, digitalização de documentos e cooperação com o arquivo central da Prefeitura. Além disso, todo o acervo torna-se disponível para a pesquisa não só da comunidade acadêmica, mas da população em geral. O serviço educativo é feito através das atividades do Arquivo Escola e dos projetos temáticos, procurando conscientizar, desde cedo, as crianças e a comunidade em geral, da importância da preservação de seu patrimônio histórico e cultural.

Os principais objetivos do Arquivo Histórico são:
• Preservar fontes primárias e ampliar as formas de acesso às mesmas;
• Informatizar todas as operações;
• Criar cópia magnética e banco de dados de todos os documentos disponíveis;
• Gerar catálogos e inventários sumários do acervo, para publicação e divulgação junto à comunidade;
• Gerar informações documentais em meio magnético ou ótico (disquetes e CD’s para divulgação em escolas, comunidade acadêmica e público em geral;
• Democratizar o acesso às fontes primárias que, normalmente, são privilégios de pesquisadores de nível superior;
• Levar os alunos a pensarem a história como real e palpável e não como algo dissociado de sua realidade;
• Despertar a consciência crítica, formando cidadãos que sejam sujeitos de sua história e seres capazes de produzir conhecimento;
• Incentivar e familiarizar os alunos com o processo científico;
• Aproximá-los de tecnologias modernas, prepará-los nestas novas linguagens, desmistificando a máquina como algo inacessível;
• Colaborar com a formação de professores, incentivando-os na otimização de suas atividades, ou seja, investindo na qualidade de trabalho;
• Articular o ensino e a pesquisa em todos os níveis.
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