| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Desenvolvimento Territorial | Sistema Municipal de Planejamento do Território - SISPLAN
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE JUIZ DE FORA

Apresentação


A distribuição espacial de dados provenientes de fenômenos ocorridos e das inferências antrópicas no espaço constitui um desafio necessário à compreensão das questões relacionadas a diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, planejamento urbano e rural, agronomia e meio ambiente.

Os estudos e trabalhos desenvolvidos nessas áreas, até recentemente, eram feitos apenas em documentos e mapas em papel, dificultando uma análise que combinasse a interação de diversos mapas e dados. Com o advento de pesquisas e simulações de sistemas utilizando a tecnologia da informática, a representação dos dados e documentos em ambiente computacional possibilitou a análise combinatória de diversos temas, abrindo espaço para o Sistema de Informação Geográfica (SIG).

O banco de dados de um SIG pode ser construído através ou a partir dos dados disponíveis oficialmente ou pela geração do próprio dado. Dessa forma, o SIG pode coletar e processar dados espaciais; armazenar, recuperar e corrigir os dados processados de moda eficiente e dinâmica; visualizar os dados num ambiente interativo que permita análise direta e disseminação dos dados através de mapas temáticos, por servidores online como o Intranet ou Webmail.

A disseminação dos dados desenvolvidos no SIG vão além da percepção visual dos dados geográficos. Através de aplicativos, o Sistema auxilia o usuário na tomada de decisões no âmbito da gestão pública. Essas decisões, que partem de uma problemática inicial, podem responder a diversas necessidades, como :
• Identificação espacial das rotas escolares e pontos de embarque dos alunos na área rural. Para esse levantamento, é preciso percorrer todas as estradas vicinais, registrando pontos de interesse, como estabelecimentos rurais, escolas, etc;
• Ocorrência de determinadas doenças: como é sua distribuição no espaço? Existe associação com alguma fonte de poluição ou foco?
• Análise de uma região para fins de zoneamento agrícola: o Sistema permite a visualização das variáveis aplicativas – solo, vegetação, geomorfologia – e a verificação da contribuição de cada uma delas na definição do tipo de cultura mais adequado a cada local.
• Reconhecimento das áreas propícias a desmoronamentos e escorregamentos, com o objetivo de identificar áreas de risco, a partir do entendimento da dinâmica da altitude, do relevo, do tipo de solo e das condições climáticas dos locais estudados.
• Cadastro dos equipamentos comunitários urbanos, para categorização de cada elemento, inserção de atributos, identificação da área de abrangência e dispersão no espaço físico.

Todos esses exemplos incorporam a análise espacial de dados geográficos, que mensura propriedades e relacionamentos, levando em conta a localização espacial do fenômeno em estudo de forma explícita. A ideia central que se pretende com o ambiente SIG, é, enfim, incorporar o espaço à análise que se deseja fazer, de acordo com as necessidades do usuário e os interesses da administração pública municipal.

Bibliografia:
CÂMARA Gilberto; MONTEIRO Antônio Miguel; FUCKS Suzana Druck; CARVALHO Marilia Sá. Análise Espacial e Geoprocessamento. http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/analise/cap1-intro.pdf . Consulta realizada em 13 de julho de 2011.
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2