Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
Secretaria de Esporte e Lazer - SEL

Jogos Intercolegiais

Têm por finalidade incentivar a participação em atividades esportivas das instituições de ensino de Juiz de Fora, promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte e promover a integração entre os estudantes com idade escolar da cidade. A competição envolve alunos da rede pública municipal, estadual, federal e da rede particular do município de Juiz de Fora de estudantes na faixa etária entre 12 e 17 anos. São disputadas 15 modalidades individuais e coletivas, além de provas paralímpicas.

Os jogos fundamentam-se nos princípios de valorização do esporte escolar, tais como: participação, cooperação, emancipação e inclusão, norteadores da construção e realização das ações que, antes de tudo, são pedagógicas, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. A competição estabelece consonância com os princípios educacionais, ao valorizar a corporeidade, o lúdico, os esportes e o movimento de formação humana, contribuindo para a formação integral dos alunos.

Os “Jogos Intercolegiais” têm grande relevância ao promover a participação e integração dos estudantes, além de envolver toda a comunidade escolar: alunos, familiares, professores e demais funcionários das escolas. A competição oportuniza a todos os alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, de forma democrática, visando seu aprimoramento integral, formando seres humanos autônomos, críticos, cooperativos, socialmente participativos, desenvolvendo valores e princípios democráticos. Proporciona, também, a participação em atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com outros colegas, reconhecendo e respeitando características físicas e desempenho de si próprio e de outros, sem discriminar as características pessoais, físicas, sexuais e/ou sociais, assegurando a inclusão de todos os alunos.

MODALIDADES:
Coletivas: basquetebol, badminton, futebol, futsal, handebol, peteca, queimada, tênis de mesa e voleibol;
• Individuais: atletismo, judô, mountain bike, natação, skate e xadrez;
Paralímpicas: atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, peteca e bocha adaptada.

CATEGORIAS:
Categoria Infantil (Módulo I): atletas com idade entre 12 e 14 anos;
Categoria Juvenil (Módulo II): atletas com idade entre 15 e 17 anos.
Av. Brasil, 2001 | 6° andar - Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010