| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Esporte e Lazer - SEL
CORRIDAS

Corrida da Fogueira


Apresentação

A Corrida da Fogueira é realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora e figura entre as provas mais tradicionais do país.

Tudo começou em uma festa junina, caraterizada pela alegria em torno da Fogueira, na década de 40. Um entusiasta do esporte, chamado Vicente Ferreira dos Santos, teve a ideia de promover uma corrida de rua reunindo alguns amigos a fim de divulgar a própria festa junina no bairro Mariano Procópio. Foi assim que, no dia 23 de junho de 1942, 47 atletas ouviram o sinal da largada da 1ª Corrida da Fogueira, que teve percurso de 7 km. O vencedor da primeira edição foi Pedro Marciano da Silva, atleta do Mangueira Futebol Clube, da cidade de São João Nepomuceno, com o tempo de 23min58seg. Após a premiação, o atleta vencedor teve a honra de acender a fogueira da festa e isso se perpetuou por várias décadas.

Na década de 40, poucas corridas de rua eram realizadas no país e, com o tempo, a Corrida da Fogueira se tornou a maior prova do pedestrianismo de Minas Gerais, contribuindo decisivamente para o crescimento do esporte no Brasil.

Profissionalização
Na década de 70, a prova recebeu incentivo dos órgãos ligados ao desenvolvimento do esporte brasileiro, inclusive do Conselho Nacional do Desporto-CND, atraindo grandes nomes do esporte, como o maior meio-fundista equatoriano daquela época, Pedro Zurita, em 1975. Em 1976, as mulheres começaram a participar do evento e a primeira campeã foi a atleta Sandra Paula Ferreira. A corrida só não foi realizada em 1964, devido ao Golpe Militar, e entre os anos de 1980 e 1983, quando o Sport Club Mariano Procópio perdeu as condições para realizar o evento. A partir de 1984, após intensas negociações com seus criadores, ela passou a ser promovida pelo Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora.

Duelos
Nas décadas de 80 e 90, ficaram para a história os duelos entre Joel Elídio de Faria, José da Conceição e Hélio Oliveira. Outros nomes consolidaram cada vez mais o prestígio do evento, como Viviany Anderson de Oliveira, Geraldo Francisco de Assis, João da Mata e Ronaldo da Costa.


Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2