| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Mobilidade Urbana - SMU
ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO DE JUIZ DE FORA

  A Escola Pública de Trânsito de Juiz de Fora (EPT/JF) foi criada em 2020, através do Decreto N.º 14.235 - de 22 de dezembro de 2020 e está subordinada à Supervisão de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.
  A EPT/JF visa multiplicar o alcance das ações educativas de trânsito e mobilidade urbana e atua com quatro frentes principais:

• Capacitação em Educação para Mobilidade Urbana (Cursos Diversos);
• Projetos de Educação para Mobilidade Urbana (Palestras e Projetos Transversais nas Escolas);
• Campanhas Educativas;
• Biblioteca Técnica Jonicy de Barros Ramos;

  Cursos

  A Escola Pública de Trânsito de Juiz de Fora ministra cursos presenciais, semipresenciais e à distância (EAD).
  Os certificados emitidos pela Escola Pública de Trânsito de Juiz de Fora, chancelados pelo Órgão Executivo de Trânsito do Município, terão validade para fins de provas de títulos, em todo território nacional, verificadas as exigências dos editais de concursos e seleções ora vislumbrados.

  Palestras Educativas

  Cada palestra é montada de acordo com o público para o qual foi solicitada, levando em consideração a faixa etária, a quantidade de ouvintes e o tipo de instituição solicitante: instituições de ensino, empresas, entidades, etc. Após as palestras, são entregues materiais educativos, como folders, cartilhas, sempre de acordo com a faixa etária do público atendido.
  As palestras acontecem mediante agendamento e a duração é de 25 a 50 minutos.

  Campanhas Educativas

  Além de campanhas educativas direcionadas para períodos específicos, como volta às aulas, carnaval, férias, entre outros, a SMU participa de campanhas nacionais.

  Semana Nacional de Trânsito

  A Semana Nacional de Trânsito - SNT foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (Art. 326) e é comemorada anualmente no período entre 18 e 25 de setembro, cujo objetivo é a promoção de ações educativas pelos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

  Maio Amarelo

  O Movimento MAIO AMARELO  é uma mobilização internacional e foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para conscientizar sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. Tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, através de ações do Poder Público e da sociedade civil.
  A Prefeitura de Juiz de Fora, através da SMU, integra o Movimento desde sua primeira edição, no ano de 2014.

  Biblioteca Jonicy de Barros Ramos

  Inaugurada em novembro de 2012, a biblioteca técnica é um espaço de estímulo à pesquisa e ao estudo de servidores e da população interessada em conhecer a história da secretaria, seus projetos, questões relacionadas ao transporte, trânsito e mobilidade urbana. O nome do espaço é uma homenagem póstuma ao servidor que se dedicou, por muitos anos, aos projetos da secretaria.
  O acervo é formado por mais de 1000 itens, entre documentos da SMU, livros e revistas técnicas, entre outros. Cerca de 200 títulos da biblioteca eram de Jonicy e foram doados por sua família.
  Atualmente, biblioteca passa por reestruturação e não há atendimento ao público externo.
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2