Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 1/12/2023 - 19:47



Prefeita apresenta aos moradores da Cidade Alta projeto viário, urbanístico e de lazer para a BR-440



Portal de Notícias PJF | Prefeita apresenta aos moradores da Cidade Alta projeto viário, urbanístico e de lazer para a BR-440 | PREFEITA - 1/12/2023
Em reunião com moradores e líderes comunitários da região da Cidade Alta, a prefeita Margarida Salomão apresentou nesta sexta-feira, 1º de dezembro, o projeto da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) de melhorias viárias no atual trecho da BR-440 e também intervenções urbanísticas e de lazer para a região. A elaboração da proposta só foi possível devido a um acordo de delegação temporária junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 


“Trata-se do que eles chamam de  delegação temporária. Isso que a gente chama municipalização na nossa língua, na língua deles é uma delegação temporária. Nosso objetivo é que a BR 440 seja uma rua da cidade, o que ela ainda não é. É uma via que será delegada temporariamente ao município e terá melhorias significativas. Vamos apresentar a vocês um projeto de uso, mobilidade e urbanização daquele setor”, destacou a prefeita. 


Entre as principais intervenções apresentadas, destacam-se a extinção da “mão inglesa”, instalação de pontos para travessia de pedestres, novos retornos, e instalação de semáforos. A extensão da rodovia abrange os bairros Jardim Casablanca, São Pedro, Cruzeiro de Santo Antônio e Bosque do Imperador, além de servir como importante via de ligação para outros bairros da região, como Santos Dumont, Aeroporto, Marilândia, Recanto dos Brugger, Vina del Mar, entre outros.

Os moradores da região foram ouvidos durante a apresentação do projeto, onde tiveram a oportunidade de apresentar seus questionamentos. Desta forma, as dúvidas que surgiram puderam ser sanadas pela PJF.


Normalização do trânsito 


Visando promover melhor utilização da via, as propostas vão beneficiar veículos e pedestres. As mudanças compreendem o trecho que se estende do bairro Jardim Casablanca ao trevo do Bosque do Imperador. Veja abaixo as propostas de melhorias viárias na rodovia:


- Extinção da "mão inglesa” em todo o trecho


- Criação de novos retornos no cruzamento com a Rua Roberto Stiegert, próximo ao acesso do Condomínio São Lucas e próximo a Rua Virgulino João da Silva


- Instalação de vários “traffic calming” para travessia segura de pedestres


- Semaforização do trevo do Jardim Casablanca


- Instalação de passarela elevada de pedestres no cruzamento com a Rua Attilio Pastorini


- Fechamento do cruzamento do Bosque do Imperador com a BR-440. Os motoristas poderão acessar a Avenida Manoel Vaz de Magalhães através da Rua Antônio Soares Ferreira


Novidades urbanísticas e de lazer


Além das intervenções viárias que vão garantir melhor mobilidade para motoristas e pedestres, serão criadas várias áreas de convivência ao longo da via. Esses espaços contarão com pista de caminhada; quadra de beach tennis; academia ao ar livre; obstáculos de skate; playground; espaços para food trucks aos finais de semana e áreas de descanso com bancos e iluminação de led.


Cabe ressaltar que a construção destes equipamentos será feita com materiais de fácil trato e baixo custo, como eucalipto tratado, para impossibilitar a interferência ou alterações na estrutura do asfalto e da rede de drenagem existente na via, além de facilitar a retirada dos mesmos, caso necessário.



 IMPRIMIR 
3/6/2026 - SMU
Prefeitura amplia adequações no transporte coletivo e melhora fluxo de ônibus nos acessos à Cidade Alta
3/6/2026 - DEMLURB
Cem dias de trabalho com mais de cem bairros atendidos pelo Demlurb desde as chuvas de fevereiro
3/6/2026 - EMPAV
Rodas de conversa reforçam cuidados com a saúde mental dos trabalhadores da Empav
3/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio promove evento de doação de mudas pelo Dia do Meio Ambiente
3/6/2026 - SEIR
Centro de Preservação da Memória Negra recebe workshop da fotógrafa sul-africana Zanele Muholi
3/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria no sistema de abastecimento da Região Norte, nesta quinta-feira, 4
3/6/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor registra mais de 8,5 mil atendimentos em maio e intensifica apoio aos pequenos negócios durante o Mês do MEI
3/6/2026 - EMCASA
Programa Título Legal realiza mobilização comunitária no Jardim Bom Jesus para regularização de 130 lotes
3/6/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços essenciais da PJF durante o feriado de Corpus Christi,4
3/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para encarregado de obra e outras oportunidades de emprego
3/6/2026 - SEDUPP
Fiscalização fortalece a operação Comércio Legal com mais de 7 mil itens no apreendidos no mês de maio
3/6/2026 - SMU
Trânsito terá alterações por conta das celebrações de Corpus Christi nesta quinta-feira, 4
3/6/2026 - SEDH
PJF lança campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio” e mobiliza rede de solidariedade para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade
3/6/2026 - SS
Combate à dengue é intensificado com bloqueio de transmissão em três bairros nesta quarta, 3
2/6/2026 - PREFEITA
Com novas exposições, Parque e Museu Mariano Procópio são reabertos ao público
2/6/2026 - SMU
Mais segurança viária: Prefeitura instala gradis em frente a nova sede do Colégio de Aplicação João XXIII
2/6/2026 - SEL
Parque Municipal promove edição especial do "Parque em Ação" inspirada na Copa do Mundo
2/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 60 novas oportunidades de emprego
2/6/2026 - SMU
Prefeitura realiza melhorias nos horários de mais 18 linhas de ônibus a partir de quarta-feira, 3
2/6/2026 - SEBEAL
Secretaria do Bem-Estar Animal publica edital para adoção de animais de grande porte
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora