Secretaria de Governo - SG
MÉRITO COMENDADOR HENRIQUE GUILHERME FERNANDO HALFELD

Homenageados - 2001

COMENDA HENRIQUE HALFELD
1 - Adail de Oliveira
Ingressou no jornalismo em 1940, influenciado por seu pai, Jesus de Oliveira, fundador da revista "O LINCE". Foi Diretor-editor da revista por 12 anos, Diretor da Associação Mineira de Imprensa, diretor do Sindicato dos Jornalistas de Juiz de Fora. Membro de diversas academias de letra , detentor de inúmeras condecorações, piloto de aviões por mais de 45 anos e autor de 4 livros, sendo S.A, Cia. um deles a única obra existente sobre a história da aviação em Juiz de Fora.
2 - Antônio Salustiano Machado
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Química pela Université de Paris XI. Ocupou diversos cargos nas áreas gerencial e educacional. Foi Diretor-Presidente da Quiral Química do Brasil S.A, diretor-presidente da Biorgânica Ltda, professor do Departamento de Química da UFJF, Consultor "ad hoc" da Fapemig, do CNPQ e da Finep, Diretor da Associação Núcleo Multifuncional de Pesquisa e orientador de diversas teses de doutorado e mestrado. Autor de diversos artigos e comunicações científicas publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Atualmente, é Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.
3 - Dennis Braz Gonçalves 
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Presidente do Grupo Paranapanema e das empresas controladas Caraíba Metais S.A, Cia. Paraibuna de Metais S.A, Eluma S.A e Mamoré Mineração e Metalurgia Ltda. Trabalhou na Cia Vale do Rio Doce, durante 26 anos e foi Presidente da Valesul Alumínio S.A. É membro do Conselho Internacional do INSEAD - Institute European D' A dministration D' Affarairs com sede na França e do Centro de tecnologia Empresarial da Fundação Dom Cabral com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.
4 - Flora Maria de Mattos
Licenciada em História e Geografia pela antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Juiz de Fora. Foi professora em vários estabelecimentos de Ensino da cidade, incluindo Universidade Federal De Juiz de Fora e centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Como estudante secundarista, participou da Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos, em 1952 e, como professora universitária, participou da Fundação dos Professores do Ensino Superior, aposentando-se pela Universidade Federal de juiz de Fora, em 1983. Atualmente, se dedica a atividades filantrópicas, sendo presidente da Associação de Livre apoio ao excepcional- ALAE, desde de 1997.
5 - Iacyr Anderson Freitas 
É poeta e engenheiro formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e mestre em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Publicou onze livros de poesia e dois ensaios, tendo recebido diversas premiações literárias de âmbito nacional, como o Prêmio Eduardo Frieiro, versão 2000, promovido pela Academia Mineira de Letras. Em virtude dos prêmios literários recebidos, bem como da intensa colaboração na imprensa do país, onde divulgou também artigos críticos e traduções de poetas espanhóis e italianos contemporâneos, a sua obra passa a ser igualmente reproduzida em outras línguas e países. Além disso, seu nome foi incluído entre 31 poetas brasileiros do século XX escolhidos para a antologia divulgada no número 23 da International Poetry Review, editada pelo Departamento de Línguas Românticas da Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro (USA).
6 - Industria de Material Bélico do Brasil - IMBEL / FJF
Empresa Pública Federal, vinculada ao Exército. Centro de excelência na fabricação de munições, a IMBEL/ FJF também é fornecedora de ferramentas de produção e controle, produtos de cutelaria, além de prestar serviços nas áreas de mecânica e metalurgia. Possui tecnologia própria com qualidade assegurada por Certificado de Sistema de Qualidade NBR ISSO 9002 . Inaugurada em 1938, foi durante décadas umas das principais empregadoras da região, com uma mão-de-obra altamente qualificada. Também foi responsável pelo grande crescimento de Benfica e região entre os anos 40 e 70.
7 - Ivan Ribeiro de Oliveira
Formado em Engenharia Elétrica, Engenharia Econômica e Engenharia de Segurança, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua na área de telecomunicações desde de 1971, quando foi admitido como engenheiro da então Telecomunicações de Minas Gerais S.A, hoje Telemar Minas. Em 1991, transferiu-se para a Construtel, onde ocupou diversos cargos de gerência. Em agosto de 1998, retornou à Telemig como presidente, cargo que ocupa hoje na Telemar Minas e Espírito Santo. Participou de vários cursos e seminários de especialização técnica em diversos países, entre os quais Alemanha, Japão, Canadá, Singapura e Estados Unidos.
8 - Jayme Godinho Netto - 
Dentista, formado pela Faculdade de Odontologia de Juiz de Fora. Representou a classe Odontológica como membro da diretoria da Associação Brasileira de Odontologia, sindicato dos Odontologistas e representante da delegacia do Conselho Regional de Odontologia - CRO de Juiz de Fora. Atuou como diretor do Departamento de Natação do Sport Club de Juiz de Fora. Como funcionário da Prefeitura de Juiz de Fora, exerceu os seguintes cargos: Supervisor do Sistema Incremental de Odontologia , Diretor da Divisão e coordenador do PROMASE - Programa de Assistência à saúde do estudante, assessor da Secretaria de saúde e coordenador geral do Mutirão da saúde, que foi considerado pela Fundação Getúlio Vargas como um dos melhores programas do país.
9 - João Baptista Adário
Professor, advogado, filósofo, historiador e teólogo. Foi diretor de diversas instituições de ensino e de atendimento ao menor, tendo sido diretor do CEPROM - Centro de Promoção do Menor, em Juiz de Fora. Pertence a várias associações culturais e é detentor de dezenas de homenagens, medalhas e comendas que reconhecem o seu trabalho no campo social. Atualmente, é presidente da Federação da Congregações Marianas da Arquidiocese de Juiz de Fora e Coordenador das Federações Marianas de Minas Gerais e Espírito Santo.
10 - José Eustáquio Romão
Licenciado em História e OSPB pela Faculdade de Educação da UFJF, doutor em História Social e Administração Escolar pela Universidade de São Paulo. Foi secretário de Minicípio de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora, gestão 83/88 e Secretário de Governo na gestão 97/2000. Fundador do Instituto Paulo Freire, sendo atualmente, seu Diretor Geral. É professor dos cursos de Mestrado em Educação no Centro Universitário Nove de julho, em São Paulo e no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. São inumeráveis seus artigos publicados sobre Educação em revistas e periódicos tendo até o momento 16 livros.
11 - José Pedro Rodrigues de Oliveira
Jornalista, Engenheiro Civil, Eletricista e Agrimensor, com inúmeros cursos de aperfeiçoamento no país e no exterior. Foi engenheiro da CEMIG por 30 anos, chegando a ocupar o cargo de Superintendente e Adjunto de Diretoria , subsecretário da Fazenda, Vice-presidente da Credireal, Vice-presidente do BEMGE, diretor financeiro da COPASA e revistas técnicas, como a da USP e Jornal Mercado Comum. Pela Eletrobrás, José Pedro já recebeu diversas distinções, entre elas o Prêmio Minas de desempenho empresarial, Ordem do Mérito Legislativo do estado de Minas Gerais, grande Medalha da Inconfidência.
12 - Lúcia Helena Gonçalves Teixeira
Formada em Pedagogia pela UFJF, com mestrado em Educação pela PUC do Rio de Janeiro. Atualmente, faz doutorado em Educação, área de Administração e Supervisão pela UNICAMP. Foi professora em diversos colégios da cidade e atualmente, exerce suas atividade de professora da UFJF e Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. É presidente do Conselho Municipal de Educação de Juiz de Fora e membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. São inumeráveis seus artigos publicados sobre educação em revistas e periódicos. Recebeu diversos prêmios entre eles a Ordem do Mérito Educacional no Grau de Honra, concedida pelo Governador Itamar Augusto Cautieiro Franco, pelos relevantes serviços prestados à Educação em Minas gerais.
13 - Luiz Eugênio Godinho Delgado (homenagem post mortem)
Médico formado pela faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, especializado em Medicina tropical e pós-graduado em saúde Pública. Foi diretor da Diretoria regional de saúde de Juiz de Fora, Secretário Municipal de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, médico do Ministério da Saúde de Moçambique, médico da Divisão do Exército Profissional da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Seus últimos anos de vida foram dedicados ao tratamento de pacientes portadores do vírus HIV. Faleceu em janeiro de 2001.
14 - Márcio Antônio de Oliveira
Formado em História pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em educação na área de administração escolar. Foi professor em diversos colégios da cidade e na UFJF, onde exerceu, também, diversas atividades administrativas, entre ela a coordenação do curso de História e a chefia do Departamento de História. Exerceu diversas atividades sindicais, tendo participado do grupo de fundação da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora.
15 - Nery de Mendonça
A dvogado, jornalista, Militante da Justiça do Trabalho com atuação intensa em defesa de diversas categorias sindicais. Vereador à Câmara Municipal de Juiz de Fora do início de 1963 a 1° de abril de 1964. Além das atividades jurídicas e políticas, o Dr. Nery foi instrutor-chefe do SENAI, professor de metrologia e cálculos do Ministério da Educação, e, é colaborador de diversas instituições filantrópicas de Juiz de Fora.
16- Newton Barbosa de Castro
Formado em História pela Faculdade de Educação, da UFJF. Com mestrado em História, foi professor na UFJF e na Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo. Ocupa o cargo de Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e do Círculo Monárquico de Juiz de Fora. É participante do corpo de Colaboradores da Associação dos Diplomatas da Escola superior de Guerra e Comendador da Ordem dos Bandeirantes. É membro participante dos amigos do Museu Mariano Procópio e Secretário do Egrégio Conselho da Santa casa de Misericórdia. Apresentou vários trabalhos no campo da Heráldica e deu grande contribuição na área de Medalhística. Possui inúmeros trabalhos publicados pelo Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e prestou grande colaboração ao Museu Mariano Procópio, nos campos da Armaria, Numismática e Medalhística.
17- Renato Ribeiro Machado
Formado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Começou a trabalhar com o pai aos 13 anos, na empresa que viria a se transformar na U&M Mineração e Construção, hoje uma das maiores empresas nacionais neste setor. Atualmente se dedica a vários projetos na região, dentre eles a implantação do PARK SUL e de uma reserva particular do patrimônio natural em Ibitipoca. Membro do Consórcio mantedor do Plano Estratégico de Juiz de Fora.
18- Seminário Arquidiocesano Santo Antônio
Criado em 1° de março de 1926 por Dom Justino José de Santana, com o objetivo precípuo de formar futuros padres. Com sede na Av. Rio Branco foi concebido inicialmente como Seminário menor, específico para o Curso Fundamental. Posteriormente, foi adaptado para funcionar como Seminário Maior, como exigência da expansão de suas atividades para o curso superior e as demandas eclesiais, acadêmicas e pastorais. Desde a sua criação, estiveram à frente da instituição, como reitores, vinte ministros de Deus.
19- Sindicato dos Empregados do Comércio de Juiz de Fora
Fundado em 1903. É filiado à Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Minas Gerais, à Confederação Nacional dos trabalhadores no Comércio e à Confederação Geral dos Trabalhadores. Atualmente representa 25 mil profissionais da categoria obreira, sendo a sua Diretoria composta por 24 membros, presidida por Silas Batista da silva. O Sindicato possui sede administrativa própria e uma sede campestre com estrutura para a prática de esporte e lazer de seus associados e dependentes.
20- Viviany Anderson de Oliveira
Viviany começou no atletismo em Juiz de Fora, participando da meia-maratona da Asafer. Hoje integra a seleção brasileira de atletismo em provas internacionais. É bicampeã da maratona de São Paulo e tetra campeã da Corrida de Reis (Cuiabá). A atleta conquistou ainda medalha de Bronze na Maratona Feminina dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999 e, é campeã Sul Americana das Dez Milhas, tendo ainda bons resultados em maratonas internacionais da Alemanha, Inglaterra e Holanda. Coordena o projeto Renovação, atualmente composto por 21 atletas infanto-juvenis das aldeias SOS, e um projeto com adolescentes da comunidade de Igrejinha.
Composição do Conselho
Presidente
João César Novaes
Presidente e Secretário Municipal de Governo
José Alberto Pinho Neves
Superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage
Diva Chaves Sarmento
Secretária Municipal de educação
Carlos Alberto Gasparete
Representante da Câmara Municipal
Celso Paoliello Pimenta
Representante da Universidade Federal de Juiz de Fora
Helion Gonçalves da Silva
Representante do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora
Geraldo Halfeld
Representante dos descendentes do Engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld