| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

MÉRITO COMENDADOR HENRIQUE GUILHERME FERNANDO HALFELD

Edição 1974


COMENDA HENRIQUE HALFELD
HOMENAGEADOS DE 1974
1 -General Álvaro Cardoso
Nascido em Juiz de Fora, a 30 de setembro de 1910, filho de Manoel Pascoal Dias Cardoso e Marieta Teixeira Dias Cardoso. Assentando praça no Exército em 1928, foi declarado aspirante em 1932, chegando a General de Divisão, com todas as promoções por merecimento. A ele "o Município deve o brilhantismo das Comemorações do Centenário da Morte de Henrique Guilherme Fernando Halfeld".

2 -Dr. Antônio Carlos Pereira Filho
Nascido em Santo Antônio do Aventureiro, MG, a 24 de fevereiro de 1905, filho de Antônio Carlos Pereira e Tereza Dutra de Morais Pereira. Diplomado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1930. Vivendo em Juiz de Fora e pertencendo a várias instituições científicas, é considerado "um pioneiro da Leprologia e inconteste autoridade em Dermatologia".

3 - Maestro Cincinato Duque Bicalho
Nascido em Teófilo Otoni, em 24 de julho de 1887. Vindo para Juiz de Fora aos cinco anos de idade, estudou música com seus pais e depois no Rio de Janeiro, no antigo Conservatório de Música. Autor do Hino Oficial da Cidade, é um "mestre que, durante décadas, introduziu gerações no reino da música".

4 - Professor Francisco Fernandes Sobral
Nasceu no Ceará-Mirim, RN, a 18 de setembro de 1895. Filho de João Xavier Pereira e Emília Fernandes Sobral. Bacharel em Direito pela Faculdade do Recife. Fixando-se em Juiz de Fora a mais de trinta anos, lecionou em vários colégios e na Faculdade de Direito, sendo "emérito conferencista e jurista; autor de 12 livros e responsável pela educação de várias gerações de juizforanos".

5 - Professor Felipe Tiago
Nasceu em Piauí, no Estado da Paraíba, a 1º de maio de 1921. Filho de Elias Gomes Corrêa e Ana Maria da Conceição. Estudante pobre, conseguiu bacharelar-se em 1948. Foi o "idealizador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, que mantém 21 estabelecimentos de ensino na cidade".

6 - Dr. Geraldo Maria de Morais Penido
Filho de Romualdo Morais Penido e Maria Cândida Antunes de Morais, nasceu em Rio Manso, MG, a 6 de setembro de 1918. Cursou o Seminário de Belo Horizonte, recebendo a Primeira Tonsura em dezembro de 1936. Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, professor, tornou-se, 1962, o promeiro Arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, "a quem a cidade e os Municípios vizinhos devem o extraordinário dinamismo da Ação Social Arquidiocesana".

7 - Engenheiro Itamar Augusto Cautiero Franco
Nasceu a 28 de julho de 1930. Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero Franco. Engenheiro Civil e Eletrotécnico pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, "por duas vezes Prefeito, Homem em quem Juiz de Fora reconhece seu grande administrador e líder político; suas obras alicerçam o futuro desta região, evidenciando o descortínio e o arrojo de um homem voltado para o amanhã".

8 - Dr. Joaquim Ribeiro de Oliveira
Filho de Aprígio Ribeiro de Oliveira e Elisa Maria Ribeiro de Oliveira, nasceu em Juiz de Fora, a 30 de dezembro de 1894. Engenheiro pela Escola de Minas de Ouro Preto. Professor, "a quem Juiz de Fora credita o pioneirismo de seu Ensino Superior e de várias entidades culturais".

9 - Dr. José Mendes Júnior
Nascido em Juiz de Fora, a 15 de outubro de 1900. Filho de José Mendes Corrêa e Angela Mendes Corrêa. Estudou na Academia do Comércio, diplomando-se em 1922, pela Escola de Engenharia desta cidade. Realizador de grandes obras de engenharia, é o "empresário que nos introduz, com a Siderúrgica Mendes Júnior, no contexto do desenvolvimento brasileiro".

10 -Sr. Mário Pacini
Filho de Leopoldo Pacini e Maria Pacini, é natural de Manhuaçu, MG, onde nasceu a 22 de junho de 1917. "Cidadão honorário de JUiz de Fora, sem cujo decidido apoio à Municipalidade não poderia viabilizar seus planos de desenvolvimneto; sua atenção, abrindo novas linhas de crédito, no Banco do Brasil, alteraram visivelmente o quadro econômico da Zona da Mata".

11 -Moacyr Borges de Mattos
Nasceu em Juiz de Fora, a 5 de setembro de1913. Bacharel pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. Professor. tem várias obras publicadas. Tendo sido o "Primeiro Reitor e estruturador da Universidade Federal de Juiz de Fora, incentivador de grandes eventos culturais".

12 - Ramirez Mozzato Gonzales (post mortem)
Engenheiro Civil formado em 1973 pela UFJF. Desenvolveu vários projetos em empresas privadas de Juiz de fora onde pôde aprimorar e executar serviços de terraplanagem para construção de diques e estradas, pequenas pontes e edificações.. Coordenou equipes de projetos e manutenção na área de telefonia e setor energético, como construção de gasodutos e perfuração de poços para a Petrobrás. No ano de 1983 ingressou na Administração Pública como Diretor Técnico e Financeiro da EMPAV, e no ano de 1997 assumiu a Diretoria Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana atuando de forma dinâmica na Prefeitura de Juiz de Fora. Visando a preservação do meio ambiente, implantou de forma inédita em Minas Gerais a coleta de resíduos sólidos mecanizada e iniciou o processo de licenciamento do Aterro Sanitário. Em 2001 assumiu a Gerência da Diretoria de Política Urbana onde atuou com dedicação e transparência até o dia em que Deus permitiu a sua existência.

13 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
Fundada em 06 de agosto de 1854 pelo Barão de Bertioga, José Antônio da Silva Pinto, e por sua esposa, a baronesa Maria Miquelina da Silva. È uma entidade sólida, estruturada e em constante expansão. São 22.034 metros quadrados de área construída,o que permite eficiência, conforto e segurança no atendimento aos pacientes. Ao longo destes 150 anos, a Santa casa firmou-se como o maior hospital da região e referência para o atendimento de gestações de alto risco e transplante renal. Em 2001, recebeu o prêmio de Qualidade Hospitalar do Ministério da Saúde. O prêmio indica que o hospital está entre os dez melhores hospitais do país. Possui equipamentos sofisticados e modernos, oferecendo, inclusive, serviços de diagnóstico por imagem aos pacientes do SUS. È um dos maiores estabelecimentos da cidade em termos de contratação de recursos humanos especializados, gerando emprego a mais de 1.300 trabalhadores. O cquadro de contribuição social da entidade é prioridade, pois, em média, 70% dos atendimentos são destinados ao SUS.

14 - Silas Batista da Silva
Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Juiz de Fora pelo quarto mandato. É Vice-Presidente da União nacional Sindical Central. Silas é, também, Conselheiro do projeto Salva Vidas, que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Dedica parte de seu tempo em trabalhos comunitários sendo , atualmente, o Presidente da Sociedade Pró Melhoramento do Bairro Eldorado. É Cidadão Honorário de Juiz de Fora, título concedido pela Câmara Municipal.

Composição do Conselho
Presidente
Clélia Maria Miranda de Castro
Assessoria de Articulação Institucional
José Alberto Pinho Neves
Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage
Paulo Roberto Curvelo Lopes
Gerência de Educação Básica
Geraldo Halfeld
Representante dos descendentes do
Engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld
Newton Barbosa de Castro
Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora
Romilton Antônio de Faria
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Terezinha Maria Scher Pereira
Universidade Federal de Juiz de Fora
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2