| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania - SESUC
Logo observatorio

OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE

Apresentação

Criado em 2022, por meio do decreto municipal nº 15.033, o Observatório Municipal de Violência e Criminalidade tem por objetivo a produção, a análise e o compartilhamento de informações, dados e indicadores direta ou indiretamente relacionados com o fenômeno da violência no município de Juiz de Fora com intuito de colaborar com o debate público acerca da promoção da segurança cidadã.

O foco na pesquisa e produção de inteligência é uma das metas do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania. Desafio que passa pela estruturação do Observatório Municipal de Violência e Criminalidade, instrumento que tem como linha condutora a análise e a construção de dados e indicadores capazes de embasar as políticas públicas de segurança para o município, através de informações aprofundadas sobre natureza e incidência das violências na cidade. Afinal, o sucesso das políticas públicas está diretamente ligado ao gradiente de informações organizadas sobre o cenário local de que dispõe o gestor para a tomada de decisões.

O Observatório tem o propósito de reunir conhecimentos e ampliar as discussões sobre o fenômeno da violência, colaborando na identificação e compreensão de suas causas, dinâmicas, populações afetadas, territórios e demais características em análises sobre a questão. A intenção é integrar dados de diferentes organizações, cruzando bases de sistemas de informação distintas, como as dos órgãos de segurança, do sistema de saúde e das pesquisas acadêmicas.

A Lei 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), reforça a necessidade da consolidação das políticas públicas de segurança acompanhadas de pesquisas, estudos e diagnósticos em áreas de interesse da segurança pública e que visem ao atendimento prioritário, qualificado e humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade.


Documentos
Boletim de Vigilância das Violências Abrir
2º Boletim de Vigilância das Violências Abrir
3º Boletim de Vigilância das Violências Abrir
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2