| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 19/4/2024 - 11:14



Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024



Portal de Notícias PJF | Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024 | DEFESA CIVIL - 19/4/2024
O período chuvoso 2023/2024, sob influência do fenômeno El Niño, foi marcado por chuvas intensas e concentradas em Juiz de Fora, além de rajadas de vento. A gestão do Plano de Contingência, que reúne um conjunto de estratégias para as ações municipais em situações de risco relacionadas à chuva, foi exemplar e possibilitou agilidade nas ações de resposta. 
 
A reunião de fechamento do Plano de Contingência para o período chuvoso 2023/2024 aconteceu nesta quarta-feira, 17, com o objetivo de apresentar os dados e avaliar a atuação dos órgãos que integram o trabalho conjunto. Foi ressaltada a rapidez nas medidas necessárias no retorno à normalidade, como recolhimento de galhos e árvores, limpeza e lavação de vias e correção de erosões, entre outros serviços. Outro destaque foi o trabalho preventivo, que continuou de forma intensa mesmo durante o período de chuvas. 
 
Essa foi a primeira vez, em 50 anos de atuação da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na qual o número de vistorias preventivas e de monitoramento superaram as vistorias de resposta no período chuvoso. Ao todo, foram mais de mil vistorias realizadas, sendo que 55,7% foram de prevenção e de monitoramento, que permitem a identificação de cenários de risco e o encaminhamento das medidas necessárias para evitar desastres. 
 
Como destaca o subsecretário de Defesa Civil, Luís Fernando Martins, as medidas preventivas da Defesa Civil foram intensificadas na atual gestão e são essenciais para evitar tragédias. “Diante do cenário desse período chuvoso, com as características desafiadoras trazidas pelo El Niño, tivemos uma atuação ágil e não tivemos casos de gravidade. Isso reflete, também, o trabalho preventivo bem executado nos últimos anos, sob coordenação da Defesa Civil na Secretaria de Governo. Isso possibilitou a mitigação de riscos no município”, explica.  O subsecretário reforça, ainda, o trabalho executado pela equipe de serviço social, que acolhe e acompanha famílias atendidas pela Defesa Civil. 

Os meses de outubro e fevereiro foram os mais chuvosos com, respectivamente, 359 mm e 337 mm de volume. Em todo o período chuvoso, a região com maior volume de chuva foi a Nordeste, onde o pluviômetro localizado no bairro Santa Terezinha registrou 1.495mm de chuva, valor acima da média esperada para o mês. 
 
A Defesa Civil também monitorou outras duas variáveis importantes neste período: rajadas de vento e altas temperaturas. Em relação às rajadas de vento, os registros mais significativos ocorreram em outubro de 2023, quando, em duas ocasiões, os ventos ultrapassaram os 90 km/h. Já a maior temperatura máxima incidente registrada entre outubro e março foi de 35.8°C, no último dia da onda de calor que durou entre os dias 10 e 18 de novembro.
 
Plano de Contingência 
 
O Plano de Contingência é o conjunto de estratégias de preparação e resposta que orientam as ações do município em situações de desastres relacionados à chuva. Participam do Plano de Contingência representantes das seguintes pastas da PJF: Secretaria de Governo (SG), com membros da Defesa Civil e do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC); Secretaria de Assistência Social (SAS); Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Procuradoria Geral do Município (PGM); do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Recursos Humanos (SRH); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA). Além disso, há representantes da Defesa Civil Estadual; do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig); da Superintendência Regional de Ensino (SRE); da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
 



 IMPRIMIR 
21/5/2024 - SE
SE apresenta aos conselheiros do CMDPD ações de Educação Inclusiva desenvolvidas na rede municipal
21/5/2024 - SEAPA
PJF realiza sessão pública de entrega de envelopes do Edital das Feiras Noturnas
21/5/2024 - SE
“Vem pra Roda: no ritmo do brincar” é tema da Semana Municipal do Brincar deste ano
21/5/2024 - PREFEITURA
Prefeitura divulga lista dos homenageados da Comenda Henrique Halfeld 2024
21/5/2024 - FUNALFA
Mostra da Diversidade Cultural leva atividades culturais a diversos territórios de Juiz de Fora
21/5/2024 - SMU
Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Professora Adelaide Bergo têm alterações de trânsito
21/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estoquista e outras oportunidades
21/5/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para novas turmas nas oficinas para servidores
21/5/2024 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar promove segunda edição do "Pôpula Gente!"
21/5/2024 - FUNALFA
Biblioteca Municipal: oficina gratuita de desenho e contação de histórias acontecem nesta quinta, 23
21/5/2024 - SAS
“Rede na Praça” oferece serviços variados na praça do bairro Vitorino Braga
21/5/2024 - SEAPA
Prefeitura abre inscrições para Programa de Apoio ao APL do Queijo Minas do Caminho Novo
21/5/2024 - SE
Refeitório da E. M. Santa Cecília ganha grafite produzido por estudantes do 6º ano
21/5/2024 - SAS
Dia Nacional da adoção é celebrado com caminhada para dar visibilidade à causa
20/5/2024 - SF
PJF divulga lista dos vencedores do sorteio da Nota Fiscal Premiada do Dia das Mães
20/5/2024 - SEDIC
Reabertura da exposição “Costurando Vidas” celebra o Dia da Costureira em Juiz de Fora
20/5/2024 - SEDIC
Sala do Empreendedor realiza mutirão de serviços da “Semana do MEI” em Juiz de Fora
20/5/2024 - SETUR
Visita ao Colégio Santa Catarina encerra edição especial do projeto “Caminhando pela História”
20/5/2024 - SE
Secretária de Educação participa de cerimônia de premiação da OBMEP Mirim na UFJF
20/5/2024 - SESUC
Festa para a comunidade marca o lançamento do Nossa Escola no Santa Efigênia
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2