| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Turismo
INSTITUCIONAL

Apresentação


A Secretaria de Turismo (Setur) foi instituída pela Lei nº 13.830, de 31 de janeiro de 2019 e regulamentada pelo Decreto nº 14.353 de 19 de fevereiro de 2021 quando passou a existir formal e juridicamente como Secretaria Municipal.

Compete a Setur planejar, coordenar, fomentar, divulgar e fiscalizar as ações voltadas ao desenvolvimento da atividade turística em Juiz de Fora e ainda elaborar, implantar e coordenar um Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal, objetivando a expansão da atividade, a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, a geração de emprego e renda e a utilização racional dos recursos naturais, cênicos, urbanos e culturais. Também cabe a Setur planejar e executar pesquisas, a fim de construir um sistema de informações necessário à execução do Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal e seus programas; coordenar as relações e atividades entre o governo municipal e os demais organismos relacionados à atividade turística existentes no Município, através da atuação do Conselho e Fundo Municipal de Turismo.

A Setur investe na qualidade da prestação de serviços turísticos, criando, em parceria com a iniciativa privada e o terceiro setor, cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional. A secretaria também busca facilitar acesso de turistas e moradores aos principais pontos turísticos do Município e incentiva o aumento do tempo de permanência e gasto médio do turista na cidade.

Em parceria com a Secretaria de Comunicação Pública (Secom), a Setur atua com o objetivo de planejar, implantar e supervisionar um sistema de divulgação da cidade e campanhas publicitárias objetivando ampliar o ingresso e a circulação de fluxos turísticos em Juiz de Fora.

Um dos grandes desafios da Secretaria de Turismo é melhorar e ampliar a infraestrutura turística e desenvolver as áreas turísticas através da roteirização de produtos atrativos para serem oferecidos aos locais e aos turistas externos. Dentro da roteirização a secretaria vai oferecer os Caminhos da Cultura (arte, museus, teatros e patrimônio), da Gastronomia, das Cervejas Artesanais, das Mineiridades (torresmo, linguiça, queijos, cachaça), dos Esportes Radicais e Rurais (trilhas, rapel e outros), da Estrada União e Indústria e do Circuito do Caminho Novo.

A Secretaria de Turismo fica no antigo Paço Municipal, avenida Barão do Rio Branco, 2234, esquina com o Parque Halfeld e usa, em conjunto com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), o saguão do histórico prédio para fornecer informações e orientações sobre o turismo em Juiz de Fora.

Quem é quem
Secretário Municipal de Turismo
Marcelo do Carmo Rodrigues
e-mail: marcelosetur@pjf.mg.gov.br

Gerente de Relações Públicas, Institucionais e Regionalização do Turismo
Mayara Cristina Paiva
e-mail: mayaraseturjf@gmail.com

Gerente de Produtos, Promoção e Marketing Turísticos
Luiz Alberto Moreira Guilhermino
e-mail: luizguilhermino3@gmail.com

Gerente de Desenvolvimento Turístico
Tatyana Hauck Herdy Hill
e-mail: tatyana@pjf.mg.gov.br

Telefone: +55 32 2104-8171
Email: seturjf@gmail.com


ENDEREÇO

Av. Rio Branco, 2.234 - Centro | Parque Halfeld. CEP: 36.016-310

 

Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2