NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 27/10/2021 - 17:56

Portal de Notícias PJF | Secretaria de Saúde apresenta balanço de ações de promoção à saúde integral da mulher | SS - 27/10/2021
O Outubro Rosa é o mês de prevenção e combate ao câncer de mama e câncer de colo de útero, mas, para além disso, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atua para que a saúde da mulher seja foco de atenção o ano todo e em todos os aspectos que envolvem o feminino. Com base nisso, durante todo mês, a SS empreendeu diversas ações com objetivo de prevenir e conscientizar sobre a saúde da mulher. As atividades aconteceram em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, como exames clínicos das mamas; solicitação de mamografias; coletas de citopatológicos de colo útero; realização de preventivos; palestras sobre hábitos de vida saudável; roda de debate sobre saúde sexual; entre outras ações.

Toda programação foi pensada para atender as mulheres assistidas pela rede pública e sensibilizá-las quanto à importância do autocuidado e, também, sobre diversas doenças, não só aquelas relacionadas ao câncer, como geralmente acontece durante o mês de outubro. Atualmente, a prevenção e o diagnóstico precoce são as principais formas de atenuar os impactos gerados pela descoberta de uma enfermidade. Para isso, é importante que haja uma mudança de comportamento e que a vigilância sobre a própria saúde seja constante.

“Estamos fortalecendo a implementação das ações integrais ao atendimento à mulher, não limitando-se à saúde materna ou enfermidade associada ao processo de reprodução biológica, incluindo os direitos sexuais e as questões de gênero; saúde mental; doenças crônico-degenerativas e câncer; dimensões dos direitos humanos e questões relacionadas à cidadania, ao meio social e a violência sexual e doméstica”, explica Jarlúcia Antonieta Rossoni, enfermeira do Departamento de Desenvolvimento e Atenção à Saúde (DDAS).

Como forma de prover a experiência para todas as usuárias, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão estender as atividades realizadas até novembro. “As salas de espera com orientações sobre diversos cuidados à saúde da mulher têm sido um diferencial, além das informações da prevenção do câncer de mama e colo uterino, proporcionando um ambiente descontraído ao som de violino, música ao vivo e coffee break”, enfatizou Jarlúcia.

Todo processo voltado aos atendimentos realizados pela atenção primária é importante, pois possibilita que outros serviços de saúde não fiquem sobrecarregados com demandas que não passaram pelo devido atendimento anterior.

Saúde o ano todo

É importante ressaltar que, apesar do desenvolvimento de atividades diferentes durante outubro, a construção da saúde da mulher é feita rotineiramente, durante todo ano, através de pequenas ações que promovam saúde física e também mental.
Por isso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, no início do mês, a campanha “Pela Vida de Todas as Mulheres”, que busca fortalecer a rede de atenção à saúde da mulher em todos os níveis e durante o ano todo. As ações desenvolvidas dentro da campanha são fruto da articulação da Secretaria de Saúde (SS) junto às outras pastas do município.

No mesmo sentido proposto pela campanha, bons exemplos dessa associação foram o Varal Solidário que, por meio da disponibilização de peças de roupas, buscou elevar a autoestima das mulheres que participaram do evento; e a ação voltada ao atendimento das servidoras do Demlurb e as usuárias assistidas pela Casa da Mulher. “O objetivo foi realmente a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Para isso, todas passaram por consulta ginecológica com médicos do serviço em parceria com universidades e faculdades. Essas pacientes foram examinadas com uma consulta ginecológica completa e dentro deste atendimento foi a avaliada mama e foi feito o preventivo e, dentro dos critérios, algumas foram encaminhadas para mamografia”, explica Andréa Lanziott, supervisora do Departamento de Saúde da Mulher.

“A elaboração, a execução e a avaliação da atenção integral à saúde da mulher através da campanha “Pela vida de todas as mulheres” está contribuindo e norteando a ampliação do enfoque, rompendo as fronteiras da saúde sexual e da saúde reprodutiva e nos levando a alcançar todos os aspectos da saúde da mulher. O fruto inicial está sendo representativo, pois as mulheres estão participativas e aderiram às ações desenvolvidas no atendimento das UBS”, complementa a enfermeira do DDAS.

8/12/2021 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar apresenta audição de violino
8/12/2021 - DEMLURB
Demlurb intensifica coleta conteinerizada na região Central da cidade