NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 30/9/2021 - 17:58

PJF lança campanha “Pela Vida de Todas as Mulheres” nesta sexta, 1º

Portal de Notícias PJF | PJF lança campanha “Pela Vida de Todas as Mulheres” nesta sexta, 1º | SS - 30/9/2021
A importância da prevenção ao câncer de mama deve ser ressaltada permanentemente em todos os meses do ano e não apenas em outubro. Pensando nisso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), lança nesta sexta-feira, 1º, a campanha “Pela Vida de Todas as Mulheres”, que visa a levar ações de fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher em todos os aspectos e durante o ano todo. É uma ação conjunta das secretarias de Saúde, Governo, Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Comunicação, Funalfa, Casa da Mulher e da Câmara Municipal de Juiz de Fora. O evento de abertura será às 12h, no pátio da sede da PJF.

“O Outubro Rosa tradicionalmente foca na prevenção ao câncer de mama e de colo de útero nas mulheres, mas deve também ser voltado na saúde integral de todas as mulheres, olhando a mente e o corpo. E quando falamos em mulheres, estamos dizendo todas as mulheres: mulheres cisgênero, trasngênero, pretas, brancas, privadas de liberdade, moradoras de rua, trabalhadoras rurais, e tantas outras que fazem parte do nosso dia a dia”, destaca a secretária de Saúde, Ana Pimentel.

Ainda de acordo com Ana, a ideia é de que as mulheres possam buscar vários serviços além da mamografia e que tenham um atendimento em vários aspectos. “Quando uma mulher vai procurar um posto de saúde para realizar o exame, deve aproveitar aquele momento para consultar outras áreas, não só do corpo, mas também questões que envolvem a vida dela. O objetivo é integrar a saúde da mulher como um todo”, afirma.

O trabalho da PJF na saúde das mulheres é contínuo. De acordo com o Ministério da Saúde, dos 25 aos 64 anos de idade as mulheres devem fazer o exame “papanicolau” a cada três anos; dos 40 aos 49, o exame clínico de mama é feito uma vez ao ano. O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), realiza o preventivo de áreas descobertas, além dos exames de mastologia e colposcopia. A partir do momento em que um caso chega à unidade a média é de até 60 dias para diagnóstico e tratamento, um tempo considerado curto.

As unidades básicas não fazem mamografia, mas encaminham mulheres dos 50 aos 69 anos para fazer rastreamento no Hospital Maria José Baeta Reis (Ascomcer), no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU da UFJF), no Centro Estadual de Atenção Especializada e na Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes).

“O que essa campanha traz de novo é o olhar sobre a saúde da mulher, que deixa de ter aquela concepção mercadológica, de só focar na quantidade de exames feitos, e passa a olhar o acompanhamento e qualidade de vida", completa Ana.

15/4/2024 - SG
PJF convida os moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus para reunião sobre o “Rua de Brincar”
15/4/2024 - SETUR
Ministra do Turismo e presidente da Embratur elogiam ações da prefeita na WTM em SP