

Nesta terça-feira, 12, o bairro Paineiras integra a programação das ações de combate ao Aedes aegypti, realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Saúde (SS). Os trabalhos são reforçados, ainda, em três bairros das regiões Oeste e Sul, com atividades de investigação territorial e visitas domiciliares.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SsVS) reforça a importância de que os moradores recebam os agentes em suas residências, contribuindo para a identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Utilizando uniformes na cor verde e com crachás de identificação, os profissionais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) seguem com a programação contínua de visitas domiciliares, solicitando a entrada nos imóveis, sempre acompanhados pelo responsável, para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de aplicar larvicida quando necessário e orientar os moradores.
Veja a lista de bairros atendidos por região
O foco serão as atividades contínuas de tratamento focal, que consiste na aplicação direcionada de larvicidas em locais com água parada, como caixas d’água, ralos e recipientes. Essa estratégia atua de forma preventiva, eliminando larvas e impedindo o desenvolvimento do mosquito, contribuindo para a redução dos índices de infestação.
Tratamento focal e investigação de território:
Região Central | Paineiras, São Mateus
Cidade Alta/Zona Oeste | Santana (parte baixa), Borboleta, Jardim Casablanca
Zona Norte | Milho Branco, Nova Benfica
Zona Sul | Santa Luzia, Teixeiras, Santa Efigênia
Zona Leste | Bairu
A maioria dos focos do mosquito está dentro das casas. Quando o acesso é negado, o combate fica comprometido e o risco de novos casos aumenta. Por isso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde reforça o pedido para que a população receba as equipes em suas residências. Todos os agentes estão uniformizados e identificados.
Denúncias
A população pode informar às equipes da Secretaria de Saúde possíveis focos através de diversas plataformas disponibilizadas pela Prefeitura:
Mensagem no WhatsApp | (32) 98432-4608.
E-mail | dengue@pjf.mg.gov.br.
Plataforma online | JF Contra o Aedes.
Atendimento presencial | Todas as unidades do DIGA.