

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) liberou o trânsito na Rua José Lourenço nesta segunda-feira, 11. Parte da via estava interditada para a realização de uma obra complexa de drenagem, que inicialmente era uma correção de erosão, mas precisou ser ampliada após inspeções apontarem o comprometimento total da rede pluvial no trecho entre as ruas Tenente Paulo Maria Delage e Antônio Estefan.
Ao todo, foram implantados 186 metros de novas redes, com tubos de 1000 mm de diâmetro. A intervenção ocorreu em uma rede pluvial profunda, variando entre dois e quatro metros, o que aumentou o grau de dificuldade da execução. O investimento estimado foi de R$ 665.078,76.
Trânsito
Com a liberação da via, deixam de existir os desvios que vinham sendo realizados pelas ruas internas do Borboleta, trazendo mais tranquilidade para os moradores da região. Durante as obras, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) manteve agentes de trânsito no local para apoio à organização do fluxo e às travessias de pedestres. Também foram realizadas melhorias na sinalização viária, incluindo a implantação de uma nova faixa de pedestres.
Ônibus
A partir de terça-feira, 12, a SMU vai dar início a novas adequações graduais para melhorar o atendimento do transporte coletivo e a fluidez do trânsito nos principais acessos à Cidade Alta.
Parte das linhas que habitualmente circulam pela Estrada Engenheiro Gentil Forn, e estão fazendo desvio pela Avenida Presidente Itamar Franco, vão adotar um novo itinerário pela Rua José Lourenço. Inicialmente, nesta primeira fase, as 11 linhas com melhorias serão: 525, 530, 531, 532, 533, 535, 538, 544, 548, 555 e 755.
A mudança permitirá que os ônibus retomem um trajeto mais próximo do original, garantindo melhor atendimento aos usuários dessas localidades. A medida também reduz o volume de ônibus circulando pela Avenida Presidente Itamar Franco, o que deve contribuir para a fluidez do trânsito na região.
A adequação foi construída a partir de avaliações técnicas de trânsito e transporte, aliadas ao diálogo permanente com a população. Para viabilizar a mudança, foram realizadas intervenções importantes, como a implantação de um novo binário para melhor ordenamento do fluxo, além de limpeza e desobstrução das vias.
Nova rota em substituição à Estrada Engenheiro Gentil Forn:
- Sentido Centro - Bairro: Itinerário habitual da linha e segue até a Rua Doutor Hameleto Fellet, Rua Antônio Fellet, Rua Júlio Menini, Rua José Lourenço, Rua Pantanal, Rua Arthur Petterson, Rua Professora Adelaide Bergo, Rua Adão Barbosa Lima, Rua Adolfo Jaenevai Filho, Rua José Lourenço Kelmer … e segue o itinerário habitual da linha.
- Sentido Bairro - Centro: Itinerário habitual da linha e segue até a Rua José Lourenço Kelmer, Rua Generoso José Moutinho, Rua Adão Barbosa Lima, Rua José Lourenço, Rua Júlio Menini, Rua Antônio Fellet, Rua Doutor Hameleto Fellet … e segue o itinerário habitual da linha.
Linhas com melhorias e em qual sentido adotam a nova rota:
Linha 525 - UFJF (sentido Bairro / Centro)
Linha 530 - São Pedro (nos dois sentidos)
Linha 531 - Nova Califórnia (nos dois sentidos)
Linha 532 - São Pedro / Via Caiçaras (sentido Centro / Bairro)
Linha 533 - São Pedro (nos dois sentidos)
Linha 535 - UFJF (sentido Centro / Bairro)
Linha 538 - Morada do Serro (nos dois sentidos)
Linha 544 - Recanto dos Brugger (sentido Bairro / Centro)
Linha 548 - Adolpho Vireque (sentido Bairro / Centro)
Após o início das mudanças, com a avaliação dos tempos de viagem nos novos itinerários, essas linhas terão os quadros de horários ajustados para garantir o cumprimento efetivo das viagens e a pontualidade. Esta é apenas a primeira etapa das adequações. Agora, a Prefeitura vai acompanhar o andamento da operação para avaliar o funcionamento, sempre em diálogo com os usuários e as comunidades.
Seguem realizando temporariamente desvio pela Avenida Presidente Itamar Franco as linhas 534, 536, 539, 540, 541, 542 e 547.