| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 9/6/2023 - 09:30



PJF celebra o Dia de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa com atividades na Rua Halfeld



Portal de Notícias PJF | PJF celebra o Dia de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa com atividades na Rua Halfeld | SEDH - 9/6/2023

A violência contra a pessoa idosa pode ocorrer de várias formas: violência física, psicológica ou emocional, financeira, sexual e negligência. Pesquisas sinalizam que todos os dias pessoas com mais de 60 anos sofrem algum tipo de violência por sua idade. Em 2019, o governo federal recebeu 48.500 ligações, já entre janeiro e junho de 2022, recebeu mais de 35 mil denúncias de violência contra o idoso através do Disque 100 (MDS). De acordo com a OMS (2022), pelo menos 15,7% da população idosa está submetida a algum tipo de violência.

E para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, na próxima quinta-feira, 15, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promove uma mobilização conjuntamente com a Agência de Defesa do Consumidor (Procon), com o apoio da Funalfa, dentro da Semana de Proteção as Finanças do Idosos, para alertar a população sobre o abuso financeiro contra pessoas idosas. O evento ocorrerá das 10h às 16h na Praça João Pessoa, em frente Cine-Theatro Central. Estão previstas distribuição de material informativo e apresentações artísticas.


A campanha de proteção às finanças da pessoa idosa tem o objetivo de aumentar a conscientização e fornecer orientação sobre a importância de proteger esse público contra fraudes financeiras e abusos. A ideia é educar tanto as pessoas idosas quanto familiares, cuidadores e a sociedade em geral sobre os diferentes tipos de golpes e práticas fraudulentas que visam explorar a vulnerabilidade financeira. Esta proteção é essencial, já que esta parcela da população pode ser alvo fácil de manipulação devido à falta de familiaridade com as práticas modernas de tecnologia, fragilidade física e declínio cognitivo em alguns casos.

Na quarta-feira, 14, servidores da SEDH irão promover nas turmas dos Cursos Populares para Concursos (CPC) ações de conscientização sobre envelhecimento e violências.


De acordo com a assessora de políticas para a pessoa idosa da SEDH, Maria Cristina Pereira, a violência contra esse público é considerada um problema sociocultural e de saúde pública, pois impacta política-sócio-econômica-cultural na sociedade. Tornam-se capazes de influenciar negativamente na qualidade de vida, interferindo na vida saudável da pessoa idosa e na concepção distorcida do envelhecimento.

Estudiosos apontam que os principais fatores que contribuem para a ocorrência das violências com esse público podem estar relacionados ao despreparo no convívio, o preconceito, tais como etarismo, velhofobia, e/ou dificuldades próprias do envelhecimento, oriundas de doenças degenerativas, a questão socioeconômica, entre outros. Nesse sentido, é importante promover educação, sensibilização e socialização de informações sobre o envelhecimento para a sociedade em geral, visando a valorização da pessoa idosa, o respeito a ela e a garantia de seus direitos.


15 de junho

A data marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que está dentro do junho violeta, que traz o alerta sobre a violência cometida contra a pessoa idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la com normalidade, por se tratar de uma violação dos direitos humanos.


 



 IMPRIMIR 
18/5/2024 - PREFEITURA
Nota de pesar
17/5/2024 - SAS
Centro Pop promove encontro para informar sobre acesso à direitos com representantes da DPU
17/5/2024 - SEDH
Conselho Municipal da Igualdade Racial recebe equipamentos para otimizar o trabalho
17/5/2024 - SESUC
Festa para a comunidade lança o projeto “Nossa Escola: segurança, cidadania e cultura de paz” na E. M. Antonino Lessa
17/5/2024 - SE
Estudantes da Escola Municipal Tia Glorinha ganham uma nova Sala de Leitura
17/5/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no calçadão
17/5/2024 - PREFEITA
Show gratuito - Baile da Cidade no Estádio Municipal tem entrada e ônibus de graça
17/5/2024 - CESAMA
Manutenção em equipamentos da Cesama na terça, 21, pode afetar abastecimento do bairro Nossa Senhora de Lourdes e loteamento São Carlos
17/5/2024 - FUNALFA
Oficinas gratuitas de skate prometem movimentar as praças dos bairros Linhares e Poço Rico
17/5/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
17/5/2024 - SE
Roda de conversa na E. M. Manuel Bandeira aborda “Educação física e povos indígenas”
17/5/2024 - PROCON
Procon lança canal que permite ligações gratuitas para denúncias de práticas abusivas em casos de tragédia
17/5/2024 - FUNALFA
Terceira plenária do Feijão de Ogun acontece neste sábado, 18
17/5/2024 - SEL
Parque Municipal tem oficina de pintura e yoga neste final de semana
17/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para pintor veicular e outras oportunidades
17/5/2024 - PREFEITA
Com investimentos de mais de R$50 milhões, prefeita anuncia presentes de aniversário para a cidade
17/5/2024 - FUNALFA
Oficinas de Capoeira e Percussão do Programa Gente em Primeiro Lugar marcam presença na 22ª Semana Nacional de Museus
17/5/2024 - SE
Estudantes da E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves visitam o Centro de Ciências da UFJF
17/5/2024 - FUNALFA
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas recebe 1ª Exposição Fotográfica Beneficente em prol das vítimas do Rio Grande do Sul
17/5/2024 - EMPAV
Importante via do bairro Marumbi é totalmente recapeada pela PJF
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2