NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 30/5/2023 - 09:50

Baile ZumZumZum promove ocupação musical sob o Viaduto Hélio Fadel

Portal de Notícias PJF | Baile ZumZumZum promove ocupação musical sob o Viaduto Hélio Fadel | FUNALFA - 30/5/2023

Três DJs e ritmos que vão do samba ao manguebeat, do maracatu ao dancehall, do rock à tropicália. Essa é a receita do Baile ZumZumZum convida Vinil é Arte, que promete agitar o próximo domingo, 4 de junho. Gratuito e livre para todos os públicos, o evento acontece das 14h às 20h, no vão sob o Viaduto Hélio Fadel, no Centro, contando com patrocínio do Edital Esparrama, que integra o Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

De acordo com o organizador do baile, Fausto Mota, que também é um dos DJs do evento, “a proposta é promover a ocupação cultural da cidade, reunindo pessoas interessadas na cultura DJ, em conhecer novos estilos musicais, em dançar, em eventos ao ar livre e em ouvir músicas fora do mainstream”. Além dele, conhecido como DJ FaustoZ, o baile terá o DJ Pedro Paiva, do Vinil é Arte, além da participação especial do DJ Fofão.

“A ideia é apresentar para o público uma experiência híbrida entre o som analógico do vinil e o formato digital,” conta Fausto, acrescentando que a experiência também reflete nos repertórios, que ultrapassam as barreiras do tempo-espaço e levam o público para uma viagem musical sem fronteiras, misturando culturas musicais brasileiras, latinas e mundiais. O público poderá dançar ao som do reggae, forró, rap, soul, sambareggae, funky, dub, afrobeat, coco, cumbia, miami bass, carimbó, salsa, tropicália, merengue, afrobeat, ijexá, dancehall, brega, frevo, samba-rock e grooves.

Pedro Paiva e FaustoZ vêm fazendo parcerias desde 2021, tanto no evento “Baile da ZumZumZum convida Vinil é Arte”, que já teve três edições, quanto em outras experiências em cidades mineiras, como Tiradentes, Barbacena e Viçosa. Em 2023, o projeto integrou a programação da Mostra da Diversidade - MG. A longa experiência tocando juntos traz um excelente entrosamento, que reflete na potência da apresentação da dupla. “A participação do DJ Fofão é a ‘cereja do bolo’, sendo ele um nome fundamental da história da cena juiz-forana, participando dos primeiros coletivos de hip-hop da cidade e com mais de 30 anos de carreira como DJ”.

A estrutura do evento, inclui ainda trailers vendendo alimentos e bebidas: Chopp artesanal São Bartolomeu, acarajé da Dione, sanduíches e espetinhos do Pimonn Lanche. “É fundamental que uma cidade do porte de Juiz de Fora tenha mais eventos culturais em espaços públicos, o que beneficia diretamente a população, que pode ter acesso a entretenimento gratuito, os artistas, que ganham visibilidade e público, além do comércio local, ambulantes e expositores”.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS