NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 23/9/2022 - 16:39

Evento no Centro de Vigilância aborda temas sobre suicídio e prevenção

Portal de Notícias PJF | Evento no Centro de Vigilância aborda temas sobre suicídio e prevenção | SS - 23/9/2022

“Tem a ver com acolhimento, com escuta, entender o que está por trás daquele ato e como podemos ajudar”. A fala da gerente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da infância e juventude,  Rejane Moura, é um dos ensinamentos do evento que ocorreu nesta sexta, 23, no Centro de Vigilância em Saúde. “Todos os meses são setembro: uma abordagem sobre o suicídio”, foi o tema da palestra realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

A abordagem promovida pelo Departamento de Saúde Mental (DSM) e Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS), tratou, principalmente, da importância da discussão da temática do suicídio em todas as esferas sociais e idades. Os debates, que contaram com a presença de psicólogos, profissionais de saúde e professores, envolveram assuntos como o suicídio na adolescência e determinantes sociais na saúde mental.

Ainda na intenção de promover ações reais que gerem impactos a partir dos debates, ao final das palestras os presentes se dividiram em pequenos grupos de trabalho. Essa dinâmica foi pensada para que surgissem propostas de transformações em âmbitos municipais para a saúde mental e prevenção ao suicídio.

Para o secretário municipal de Saúde, Ivan Chebli, o evento é de extrema importância. “O tema do suicídio representa um grave problema na nossa sociedade, por isso esse debate é cada vez mais necessário. Esse evento alerta sobre algo muito importante, que é uma questão não só da saúde, mas de todos os serviços públicos”.

A gerente do departamento de saúde mental da Secretaria de Saúde , Rosane Rodrigues, também ressaltou o quão significativo é trabalhar essa abordagem. “Precisamos pensar na prevenção do suicídio para além de uma campanha somente no mês de setembro. É preciso pensar em uma política de continuidade que trabalha não só as condições mentais, mas as sociais de prevenção, e isso a gente faz através do investimento em políticas públicas”.

O evento está alinhado à resolução 7732 do Plano Municipal de Vigilância das Causas Externas. O projeto de extensão “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes”, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participa na formalização da Campanha que pretende trabalhar o tema como política pública continuada.

Foto: Ricardo Bedendo

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21