NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 15/9/2022 - 16:40

Portal de Notícias PJF | Projeto Cultura de Paz inicia capacitações para profissionais de saúde da cidade | SS - 15/9/2022

Com objetivo de capacitar os profissionais de saúde de Juiz de Fora para o preenchimento das fichas de notificação de casos de suspeita ou confirmação de alguma forma de violência, aconteceu nesta quinta-feira, 15, a primeira oficina do Eixo de Educação Continuada no projeto “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes”, uma parceria entre Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Foram quatro turmas capacitadas na oficina realizada nos períodos da manhã e da tarde. A oficina trabalhou questões teóricas e práticas voltadas para a sensibilização dos profissionais no momento de abordagem e do reconhecimento das vítimas de violência, bem como debates acerca da prática profissional. Além disso, também foi ressaltada a importância do preenchimento da ficha para o levantamento de dados do quadro das violências que acontecem em Juiz de Fora.

A professora coordenadora do Cultura de Paz, Cacilda Andrade de Sá, destaca o sucesso da primeira oficina. "Foi um dia muito importante. Estamos recebendo um retorno muito bom dos participantes. Todos relataram que ficaram muito satisfeitos, e isso nos deixa muito felizes, pois mostra que estamos cumprindo nossos objetivos”.

Para a professora da Faculdade de Enfermagem e facilitadora do projeto, Érika Andrade, a oficina permitiu aproximar uma questão técnica (o preenchimento da ficha) da prática diária dos profissionais, na qual a violência, muitas vezes, passa despercebida. “As oficinas têm feito muito sentido, porque além de compreendermos a violência na teoria, também entendemos sobre como ela ocorre na prática, o que nos faz reconhecer e combatê-la no dia a dia”.

A iniciativa também faz com que muitos dos participantes da área de saúde percebam os diferentes tipos de violência que já sofreram, como é o caso do enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Granjas Bethânia, Guilherme Vitral. “Pra mim está sendo de grande valia essa capacitação, tudo tem muita dinâmica e aborda questões que eu nunca tinha pensado. Quando estávamos falando a respeito das violências, me encaixei em diversos tipos. Ao se identificar com aquelas violências e com o tema, o profissional pode possuir um olhar e abordagem mais humana”, pontua.

Com a construção de um banco de dados proporcionado pelo preenchimento correto das fichas técnicas, a expectativa é a de que essas informações norteiem e monitorem as políticas públicas do município. A enfermeira responsável técnica pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Pedro e Santa Luzia, Cristiane Pavão, ressalta a importância da integração em rede das unidades de saúde e deste levantamento de dados. “Precisamos do levantamento de dados e de soluções. Assim como falamos hoje, somos uma rede, e estamos conectados. A comunidade em si precisa se entrosar para dar esse suporte às vítimas de violência. Fazemos o primeiro atendimento, e precisamos estar bem informados para auxiliar e dar continuidade ao processo em outras unidades”.

Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes

O Projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e busca contribuir para o desenvolvimento do Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas da PJF. A iniciativa tem duração de seis meses e vai contar, ainda, com fóruns e campanhas que pretendem alcançar as comunidades e sensibilizá-las para o debate sobre o tema e para a busca de soluções para as diferentes demandas.

Quadro de oficinas

As oficinas serão na Faculdade de Enfermagem da UFJF. A previsão é de quatro oficinas por turno, em quatro salas simultâneas, com dois facilitadores em cada uma delas.

22 de setembro: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

20 de outubro: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

17 de novembro: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Outras Informações:

PJF

UFJF

Cultura de Paz

Foto: Ricardo Bedendo

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

6/10/2022 - SEDIC
Mutirão de emprego leva oportunidades para pessoas em busca de colocação no mercado de trabalho
6/10/2022 - EMPAV