|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SETUR
JUIZ DE FORA - 10/8/2022 - 13:32



Prefeita sanciona lei que incentiva o turismo em JF e estimula a regionalização



Portal de Notícias PJF | Prefeita sanciona lei que incentiva o turismo em JF e estimula a regionalização | SETUR - 10/8/2022

A prefeita Margarida Salomão sancionou a Lei que institui a Política Municipal de Turismo, aprovada pela Câmara de Vereadores. Um dos grandes avanços da lei é estar vinculada ao Plano Municipal de Turismo, que tem vigência de 12 anos e suas metas terão de ser revistas a cada quatro anos, tornando-o sempre atual. 

Caberá ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e às estruturas públicas e privadas envolvidas na atividade turística do município produzirem um novo plano, também com vigência de 12 anos, que retrate a realidade e os anseios da sociedade nas questões relativas ao desenvolvimento das atividades relacionadas ao setor. A nova lei define as atribuições do município no planejamento, no desenvolvimento e no fomento ao setor turístico e disciplina a prestação de serviços. Caberá à Secretaria Municipal de Turismo (Setur) coordenar a Política Municipal de Turismo. 

O suporte orçamentário e financeiro ao setor turístico será viabilizado por meio de mecanismos operacionais de encaminhamento de recursos, tais como a Lei Orçamentária Anual (LOA), por meio dos recursos consignados nos diversos programas de trabalho do setor turístico; dotações orçamentárias consignadas no Fundo Municipal de Turismo; destinação do equivalente a 2% (dois por cento) da receita de ISS gerado a partir das atividades relacionadas à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), afetas às Atividades Características do Turismo (ACTs);  destinação do equivalente a 100% das receitas oriundas dos repasses do ICMS Turístico ao Fundo Municipal de Turismo, conforme Lei nº 18.030, de 12 de janeiro de 2009, regulamentada através do Decreto do Estado de Minas Gerais nº 48.108, de 29 de dezembro de 2020 e destinações de terceiros ao Fundo Municipal de Turismo. 

O Município promoverá a descentralização com o objetivo de favorecer o desenvolvimento sustentável, participativo e integrado do turismo. O fortalecimento da atuação regional, premissa da atual administração, fica garantido com a nova legislação. A regionalização do turismo, prevista na lei, tem como objetivo orientar os órgãos e as entidades integrantes da Zona da Mata e Vertentes, do setor turístico e da sociedade civil organizada para uma gestão territorial como referência para a interiorização do desenvolvimento turístico. 

Além disso é objetivo da legislação potencializar a estruturação, organização e promoção da oferta turística, considerada sua dimensão e diversidade regional, com o intuito de favorecer a integração entre diversos municípios e a valorização de seus territórios; favorecer a identificação, organização e articulação da cadeia produtiva do setor turístico para uma atuação harmônica e um posicionamento junto ao mercado, consistente com as características da oferta regional, no curto, médio e longo prazo. A regionalização preconiza a convergência e articulação entre as esferas de gestão pública, os agentes econômicos, a cadeia produtiva do turismo, as instituições de ensino e as organizações da sociedade civil, cabendo a Setur planejar, fomentar e incentivar a regionalização do turismo na região, assegurada a participação do Comtur, respeitando o Plano Municipal de Turismo e ainda promover a regionalização do turismo.

A nova legislação instituiu o Observatório do Turismo de Juiz de Fora, instância de pesquisa que tem como objetivo o monitoramento em rede da atividade turística no município e região, o incentivo à inovação, à inteligência de mercado e o fomento à pesquisa acadêmica em turismo. Poderão participar do Observatório do Turismo de Juiz de Fora os órgãos públicos, privados e instituições da sociedade civil que colaboram com o desenvolvimento da atividade turística, a partir de realização periódica de estudos e pesquisas relacionados ao turismo no município e região. As diretrizes para o funcionamento do Observatório do Turismo de Juiz de Fora serão estabelecidas em decreto. 

O secretário de Turismo Marcelo do Carmo comemorou a sanção da lei que institui a Política Municipal de Turismo. “Esse é um passo muito importante na profissionalização da atividade turística em Juiz de Fora. A lei regulariza a atividade turística e, ao mesmo tempo, é um ponto muito importante para que se coloque em prática o Plano Municipal de Turismo que foi aprovado anteriormente pelo Legislativo. Hoje, a Prefeitura dá um grande passo em prol do desenvolvimento e da profissionalização da atividade turística em Juiz de Fora”, destacou o  secretário. 



Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"




 IMPRIMIR 
28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
28/9/2022 - SEL
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21
28/9/2022 - SEL
PJF promove Festival Esportivo das Escolas Rurais nesta quinta, 29
28/9/2022 - SAS
Eleição para Conselheiros de Assistência Social ocorre nesta quinta, 29
28/9/2022 - SEL
Parque Municipal lança QR Code com cartilha informativa sobre o local
28/9/2022 - CGM
Controladoria realiza prestação de contas em audiência pública na Câmara
28/9/2022 - FUNALFA
Curta “Kbela” encerra mostra de filmes do bicentenário da independência na sexta, 30
28/9/2022 - SESUC
Juiz de Fora participa de Seminário de Corregedoria de Guardas Municipais em Contagem
28/9/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quinta-feira, 29
28/9/2022 - FUNALFA
29 projetos foram aprovados para a segunda fase de avaliação no Edital “Quilombagens”
28/9/2022 - SEAPA
Regularização das feiras - Prazo para entrega de documentação dos feirantes é estendido até dia 7 de outubro
28/9/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para atendente e outras oportunidades
28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza roda de conversa sobre período chuvoso no bairro Linhares
28/9/2022 - PREFEITA
Prefeita inaugura rede elétrica no Vale dos Guedes
28/9/2022 - CESAMA
Serviços da Cesama podem afetar abastecimento nas regiões sul e sudeste nesta quinta, 29
28/9/2022 - SESUC
Campanha de arrecadação de caixas para produção de brinquedos é prorrogada até o fim de outubro
28/9/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 192 intervenções nesta quarta, 28
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2