NOTÍCIAS: SEAPA
JUIZ DE FORA - 5/8/2022 - 13:57

PJF publica decreto que atualiza a regulamentação das feiras livres

Portal de Notícias PJF | PJF publica decreto que atualiza a regulamentação das feiras livres | SEAPA - 5/8/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou nesta sexta-feira, 5, o Decreto nº 15.426 que regulamenta as Feiras Livres do município.  As feiras,  instaladas em logradouros públicos, são locais de acesso aos produtos típicos regionais, artesanais e naturais, hortifrutigranjeiros e afins, além dos produtos orgânicos e agroecológicos. Até o momento, os únicos instrumentos que regulamentavam as feiras livres do município eram decretos de 40 anos atrás, quando a realidade da cidade era outra.

A partir do decreto, será constituída uma Comissão Permanente de Feiras Livres com o objetivo de elaborar editais, bem como organizar e orientar o funcionamento das feiras. Haverá representantes das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Mobilidade Urbana (SMU), de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), além de representantes dos feirantes, integrantes ou não das associações ligadas à atividade, eleitos em assembleia específica de cada entidade.

“Juiz de Fora conta com 23 feiras espalhadas pelas regiões da cidade. Atualmente, a feira é um dos principais espaços de comercialização dos produtores e também revendedores. É preciso, cada vez mais, melhorar estes espaços, realizar processos que regularizam a aquisição de pontos, e claro, dar condições para que eles consigam escoar a produção, se desenvolver e girar a economia da nossa cidade”, destacou a secretária da Seapa, Fabiola Paulino da Silva.

A presidente da Associação dos Profissionais Produtores e Feirantes de Juiz de Fora (Approfeira), Carmen Albino disse que “os representantes da associação vêem com bons olhos a nova atualização do decreto. Esse processo trará mais possibilidades e segurança para os feirantes e produtores comercializarem seus produtos. Além disso, vai melhorar o acesso, trazer ordenamento para as feiras, e consequentemente melhorar as vendas”.

A atualização no decreto também foi orientada pelo Ministério Público (MP), visando realizar processos de regularização de concessão de pontos, firmando assim, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do município.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

17/8/2022 - SESUC
Prefeitura assina termo de adesão para uso de solução tecnológica ofertada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
17/8/2022 - EMPAV