NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 3/8/2022 - 11:23

Portal de Notícias PJF | Agosto Lilás - PJF celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha com atividades no calçadão | SEDH - 3/8/2022

Com o objetivo de celebrar os 16 anos da Lei Maria da Penha, e fortalecer a luta contra a violência doméstica no município, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza na próxima sexta, 5, às 14h30, no calçadão da Rua Halfeld (em frente ao Theatro Central) rodas de conversas e apresentações culturais com a presença de mulheres fortes no cenário artístico-cultural de Juiz de Fora.

A programação faz parte do “Agosto Lilás”, campanha criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica contra a mulher no Brasil.

A coordenadora de políticas para as mulheres da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Mariana Vale, destaca que o debate da violência contra a mulher é de grande importância. “Essas ações ajudam para que as mulheres saibam a quem recorrer. Precisamos nos comunicar, queremos que as mulheres saiam desse ciclo. Historicamente já ficamos nesse lugar há muito tempo. É também muito importante que tenhamos inclusão quando formos falar sobre a Lei Maria da Penha”.

Vale ressaltar que o Brasil é o 5º país no ranking de maior número de homicídios de mulheres. Todos os dias, um número significativo de mulheres, jovens e meninas são submetidas a alguma forma de violência no Brasil. Assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição e feminicídio. Sob diversas formas e intensidades, a violência de gênero é recorrente e se perpetua nos espaços públicos e privados. Desse modo, Juiz de Fora avança nas Políticas Públicas voltadas para as mulheres.

Confira a programação desta sexta-feira:

- 14h30 – Abertura do evento com show da cantora Madhu.

- 15h – Apresentação de violoncelo com a musicista Lizandra Romano.

- 15h30 – Apresentação cultural com a bailarina Déborah Lisboa, coreografando a música “triste, louca ou má”.

- 17h – Roda de conversa “Mulheres e as lutas por cidadania!”

- 17h30 – Encerramento do evento com a coordenadora de políticas para as pessoas com deficiência da Secretária Especial de Direitos Humanos, Rita Petronilho, ressaltando a importância da inclusão.

Acesse aqui a cartilha sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e como denunciar.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora