NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 28/6/2022 - 10:45

Portal de Notícias PJF | Exposição “Nossa Cidade: Arte e Cidadania” mostra trabalhos de estudantes e também de acautelados em Juiz de Fora | SESUC - 28/6/2022

A partir desta terça-feira, 28, está aberta à visitação pública a exposição “Nossa Cidade: Arte e Cidadania”, com trabalhos feitos por alunos da Escola Municipal Jovita de Montreiul Brandão, no bairro Parque das Águas, e pelos internos da Penitenciária de Juiz de Fora I - José Edson Cavalieri (PJEC). As criações, que enfocam a cidade e suas memórias, são resultado de projetos desenvolvidos com estes grupos pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) em parceria com a Secretaria de Educação (SE) e com o sistema prisional. Para conferir, basta ir ao Espaço Cidade, na Avenida Barão do Rio Branco, 2234, ao lado do Parque Halfeld, entre 10h e 18h, até o domingo, 3 de julho. A visitação é gratuita.

As obras, concebidas pelas mãos das crianças do ensino fundamental e por pessoas privadas de liberdade, em razão do aniversário de Juiz de Fora, colorem o salão do Espaço Cidade com referências à arquitetura, aos espaços públicos de convivência e de passagem. Símbolos como o painel Quatro Estações de Portinari, os tradicionais ladrilhos hidráulicos fabricados pela Companhia Pantaleone Arcuri e até a feira livre da Avenida Brasil, recriados em sala de aula, ganharam local de destaque na mostra artística.

“O olhar sobre a cidade, pelos ângulos desses dois grupos, mostra que o estímulo ao conhecimento é capaz de produzir entendimentos semelhantes, despertando o pertencimento e o respeito pelo espaço em que vivemos”, afirma a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado em relação ao sentimento trazido à tona tanto entre as crianças, quanto entre os adultos acautelados. As impressões da cidade, sua vida cotidiana, a memória afetiva e a valorização histórica estão expressas nas criações.

Durante o mês de maio, as duas unidades participaram de encontros em que o tema do aniversário da cidade foi o expediente para o aprofundamento de conhecimentos sobre a história, a cultura, os pontos turísticos, os pioneirismos de Juiz de Fora. A atividade contou com servidores da Sesuc, SE e de profissionais da escola que funciona dentro da PJEC.

Painéis, desenhos, fotos e colagens feitos pelos alunos do Jovita foram apresentados ao público em grande festa realizada no último dia 1º de junho na rua em frente à escola. Já os trabalhos do acautelados do sistema prisional foram levados para o Fórum da Cultura, onde seus autores participaram de visita guiada como premiação pelas produções.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora