| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 31/3/2022 - 13:38



SAS faz chamamento público para acolher mulheres, transexuais e travestis



Portal de Notícias PJF | SAS faz chamamento público para acolher mulheres, transexuais e travestis | SAS - 31/3/2022

A Secretaria de Assistência Social (SAS) publicou nesta quinta-feira, 31, o edital de chamamento público destinado à seleção de propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSC) para a celebração de parcerias em regime de mútua cooperação para execução do Serviço de Acolhimento Institucional para 30 pessoas do sexo feminino, transexuais e travestis, em situação de rua, na região central de Juiz de Fora. 

De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Acolhimento Institucional para adultos e famílias compõem o conjunto dos serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, que oferecem atendimento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem.

Com a crise econômica atual, agravada pela pandemia do novo coronavírus, a SAS observou um aumento do número de pessoas fazendo das ruas espaço de sobrevivência e moradia. Os estudos sobre a temática “População em Situação de Rua” apontam que a imensa maioria dessas pessoas são homens. Entretanto, em Juiz de Fora, observa-se um expressivo número de mulheres nessa condição, despertando no poder público local a necessidade de buscar alternativas de acolhimento exclusivo para atender essa demanda, haja vista as diversas vulnerabilidades e violações às quais essas mulheres estão cotidianamente expostas. 

De acordo com dados da SAS, o atendimento nos equipamentos e serviços da Assistência Social, destinados a população em situação de rua, no período de janeiro a setembro de 2021 foi de 1.377 (1° trimestre), 1.494 (2º trimestre) e 1.752 (3º trimestre), demonstrando um substancioso aumento do número de pessoas acessando esses serviços. Desses números de atendimentos, cerca de 22% são mulheres e 78% são homens. 

Em 2018, o órgão gestor da Assistência Social, responsável pelos Serviços de Acolhimento, inaugurou uma Casa de Passagem para Mulheres, Mulheres Trans e Mulheres com Filhos, em Trânsito para outra localidade, com capacidade para atendimento a 50 usuárias, garantindo pernoite, alimentação, cuidados com a higiene pessoal e atendimento social. Com o advento da pandemia, em 2020 e 2021, outros serviços foram implantados emergencialmente, incorporando atendimento a homens e mulheres em espaços separados no mesmo serviço de acolhimento. Possibilitando a ampliação de vagas para as mulheres em situação de rua. 

Na Casa de Passagem exclusiva para Mulheres em situação de rua, o atendimento também é prestado para mulheres com filhos, em trânsito para outra localidade e mulheres com ou sem filhos, vítimas de violência doméstica (física, moral, sexual, psicológica), que necessitam de afastamento imediato de seus lares. Essas situações exigem que o acolhimento seja ininterrupto, para garantir a segurança dessas mulheres, e seus filhos, criando uma situação desigual no atendimento, vez que outras usuárias também demonstram necessidades de maior permanência diária na casa. 

Em outubro de 2021, na ocasião da renovação do Termo de Colaboração com a OSC parceira, por um lapso temporal, a continuidade do serviço da Casa de Passagem foi comprometida, impondo a SAS o estabelecimento de novo processo de parceria com a mesma OSC, de forma emergencial, por 180 dias, com base na legislação vigente. 

Diante desse novo contexto, e das particularidades das mulheres atendidas na Casa de Passagem, onde já se apresentava a necessidade de alteração do modelo da oferta, estruturou-se a partir desse processo de parceria emergencial o Serviço de Acolhimento Institucional, com funcionamento ininterrupto (24hs), para atender 30 mulheres e suas diferentes necessidades, tais como: mulheres com filhos, em trânsito para outra localidade, mulheres com ou sem filhos, vítimas de violência doméstica (física, moral, sexual, psicológica), que necessitam de afastamento imediato de seus lares, mulheres com vivência de rua, transexuais e travestis. 

Portanto, trata-se da preservação de um serviço estruturado de forma emergencial, que requer regularização, a partir dos procedimentos estabelecidos pela Lei 13019/2014 para sua efetivação como oferta continuada. 
 

Chamamento público

Segundo o Edital, poderão participar as OSCs, assim consideradas pelas regras normativas contidas na legislação em vigor: a) Entidade privada sem fins lucrativos (associação ou fundação) que não distribua entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e que os aplique integralmente na consecução do respectivo objeto social, de forma imediata ou por meio da constituição de fundo patrimonial ou fundo de reserva; b) As sociedades cooperativas previstas na Lei Federal nº 9.867, de 10 de novembro de 1999; as integradas por pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal ou social; as alcançadas por programas e ações de combate à pobreza e de geração de trabalho e renda; as voltadas para fomento, educação e capacitação de trabalhadores rurais ou capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural; e as capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social; ou c) As organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social distintas das destinadas a fins exclusivamente religiosos. 

Cabe ressaltar que, para a celebração do Termo de Colaboração, a OSC vencedora deverá atender vários requisitos, entre os quais, comprovar que os seus funcionários tenham participado de seleção aberta ao público e dotada de critérios objetivos, de provas e/ou de análise de títulos, para a formação de sua equipe de recursos humanos que realizarão as atividades-fim na prestação do serviço público e formação do cadastro de reserva, conforme previsto na cláusula 8ª, do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre o MPMG, MPT, Município de Juiz de Fora, Amac e Sinserpu/JF.


Maiores detalhes para participar da seleção podem ser encontrados no edital

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF”



 IMPRIMIR 
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2