NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 29/3/2022 - 16:46

SEDH promove visita de migrantes venezuelanas ao Museu Ferroviário

Portal de Notícias PJF | SEDH promove visita de migrantes venezuelanas ao Museu Ferroviário | SEDH - 29/3/2022

Na tarde desta terça-feira, 29, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) promoveu a visita de 20 migrantes venezuelanas, e seus filhos, ao Museu Ferroviário de Juiz de Fora. A ação integrou a campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, com atividades temáticas diárias que seguem até o final deste mês. Confira a programação completa. Outras informações no hotsite.

Segundo a
supervisora da SEDH, Patricia Coutinho, a ideia da visita surgiu como uma proposta de integração cultural entre as mulheres venezuelanas e a história do município. “A ferrovia que corta a cidade conta muito sobre o nosso passado, sendo muito importante para o desenvolvimento econômico de Juiz de Fora. Assim, através da Casa São Francisco, conseguimos mobilizar este grupo, acreditando que seria interessante para ele aprender um pouco mais dessa trajetória”, explicou.

Membro suplente do Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada, a venezuelana Anggy Jeremi Desangles mora no município há dois anos e participou da visita com seus dois filhos. “Foi muito bom poder conhecer mais sobre a cultura mineira. Gostamos de Juiz de Fora por ser um lugar tranquilo. Quando cheguei no país, não sabia nem falar ‘obrigada’, mas depois fiz algumas aulas online. Agora, estou estudando no projeto ‘Português sem fronteiras’, que oferece ensino gratuito da língua portuguesa para migrantes”.

“Hoje, tivemos um dia diferente, pois estamos acostumados a mostrar o museu para pessoas que já têm um certo conhecimento sobre a história do município. A língua não impediu a interação do grupo, o que foi muito gratificante. As crianças ficaram fascinadas com a Maria Fumaça e as maquetes com as locomotivas, enquanto as mães já quiseram saber mais sobre os sinos, lanternas e telégrafos que eram usados na comunicação ferroviária”, afirmou a guia da visita, Denise Oliveira, do setor de patrimônio cultural da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Outras informações:

(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br - Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF”

4/10/2022 - SS
Prorrogada a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes
SEDH recebe doação de 500 cestas básicas da Cesama
4/10/2022 - FUNALFA
Museu Ferroviário oferece visitas guiadas para grupos
4/10/2022 - SEAPA
PJF realiza 1º Fórum de Produtores do APL do Queijo Minas do Caminho Novo
4/10/2022 - SESUC
“Um novo olhar sobre o meio ambiente” é proposta de atividade para crianças do Parque das Águas