|   -A     Padrão     A+   |  

+ Mulher + Democracia
mais mulher, mais democracia
programacao do evento
casa da mulher
informacoes

MarÇo: + Mulher, + Democracia

A campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Ao longo deste mês, as secretarias e órgãos da PJF irão realizar uma série de ações para discutir e promover o empoderamento feminino, para que ele se torne um paradigma das políticas públicas municipais.

Origens da data
Por muitos anos, associou-se o dia 8 de março à ocorrência de grandes incêndios em fábricas, no início do século, quando dezenas de operárias morreram. O mais conhecido desses incidentes foi o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que vitimou 125 trabalhadoras, a maioria imigrantes judias.

O sacrifício das trabalhadoras se incorporou ao imaginário coletivo na luta em prol dos direitos das mulheres, trazendo à tona as más condições enfrentadas por elas durante a Revolução Industrial. Porém, o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e europeias. A data só foi oficializada em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

Casa da Mulher: um lugar que acolhe, apoia e liberta


A Casa da Mulher é um centro municipal de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica na cidade, humanizado e especializado. O espaço é referência no tratamento e enfrentamento dos casos de violência contra as mulheres, oferecendo atendimento psicológico e jurídico às mulheres vítimas de violência sexual, física e psicológica, seja ela esporádica ou recorrente.

 

A instituição também coordena políticas para as mulheres, elabora e implementa campanhas educativas e não discriminatórias, contribuindo para eliminar preconceitos, atitudes e padrões de comportamento social que perpetuam a violência contra o gênero. Desde o último ano, o espaço também conta com o “Ponto de Acolhimento da Saúde para Mulheres LBT”, no qual uma profissional capacitada realiza o primeiro atendimento e, na sequência, promove os encaminhamentos adequados.

 

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, Vitorino Braga, antiga sede da Defesa Civil. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3690-7292.

MAIS INFORMAÇÕES

“Março, Mais Mulher, Mais Democracia” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), coordenada pelas secretarias Especial de Direitos Humanos (SEDH) e de Governo (SG).

 

O evento conta com atividades internas, presenciais e virtuais, voltadas para as servidoras da PJF e para o público externo. São ações integradas, envolvendo diversos setores da administração direta e indireta da PJF, além da colaboração de instituições parceiras. Para outras informações entre em contato com a SEDH pelo telefone (32) 3690-7331 ou com a SG pelo número (32) 2104-8019.

 

 

Notícias

Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2020 - Site versão 3.1