
MarÇo: + Mulher, + Democracia
A campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Ao longo deste mês, as secretarias e órgãos da PJF irão realizar uma série de ações para discutir e promover o empoderamento feminino, para que ele se torne um paradigma das políticas públicas municipais.Origens da data
Por muitos anos, associou-se o dia 8 de março à ocorrência de grandes incêndios em fábricas, no início do século, quando dezenas de operárias morreram. O mais conhecido desses incidentes foi o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que vitimou 125 trabalhadoras, a maioria imigrantes judias.
O sacrifício das trabalhadoras se incorporou ao imaginário coletivo na luta em prol dos direitos das mulheres, trazendo à tona as más condições enfrentadas por elas durante a Revolução Industrial. Porém, o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e europeias. A data só foi oficializada em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.
Casa da Mulher: um lugar que acolhe, apoia e liberta
A Casa da Mulher é um centro municipal de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica na cidade, humanizado e especializado. O espaço é referência no tratamento e enfrentamento dos casos de violência contra as mulheres, oferecendo atendimento psicológico e jurídico às mulheres vítimas de violência sexual, física e psicológica, seja ela esporádica ou recorrente.
A instituição também coordena políticas para as mulheres, elabora e implementa campanhas educativas e não discriminatórias, contribuindo para eliminar preconceitos, atitudes e padrões de comportamento social que perpetuam a violência contra o gênero. Desde o último ano, o espaço também conta com o “Ponto de Acolhimento da Saúde para Mulheres LBT”, no qual uma profissional capacitada realiza o primeiro atendimento e, na sequência, promove os encaminhamentos adequados.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, Vitorino Braga, antiga sede da Defesa Civil. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3690-7292.
MAIS INFORMAÇÕES
“Março, Mais Mulher, Mais Democracia” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), coordenada pelas secretarias Especial de Direitos Humanos (SEDH) e de Governo (SG).
O evento conta com atividades internas, presenciais e virtuais, voltadas para as servidoras da PJF e para o público externo. São ações integradas, envolvendo diversos setores da administração direta e indireta da PJF, além da colaboração de instituições parceiras. Para outras informações entre em contato com a SEDH pelo telefone (32) 3690-7331 ou com a SG pelo número (32) 2104-8019.
Notícias

Secretaria de Obras arrecada kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social

SE publica vídeos em homenagem às mulheres com obras de escritoras brasileiras e Villa Lobos

PJF conclui mês da mulher com homenagem à Eny Raymundo Moreira e exposição fotográfica

Evento homenageia a luta de mulheres nas ruas e na reciclagem

SEDH realiza roda de conversa com mães de filhos com deficiência

SEDH promove visita de migrantes venezuelanas ao Museu Ferroviário

Casa da Mulher realiza dia da beleza para mulheres atendidas pelo Programa Auxílio-Moradia

Casa da Mulher promove oficina de percussão em parceria com o grupo Muvuka

Emcasa realiza roda de conversa sobre o protagonismo da mulher nos projetos e programas habitacionais

SEL encerra a programação do mês da mulher com Festival de Futebol Feminino

Confira a programação da última semana da campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”
