NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 2/2/2022 - 08:56

Portal de Notícias PJF | Definidos novos representantes do Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano de Políticas para a População Migrante | SEDH - 2/2/2022

Na tarde desta terça-feira, 1º, foram definidos cinco dos seis representantes da sociedade civil que irão compor o Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada. A escolha das instituições foi realizada através de uma videoconferência, conduzida por membros da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).

Já a sexta vaga remanescente, destinada a um representante migrante, titular e suplente, foi definida através de uma eleição presencial. A votação foi realizada na última segunda-feira, 31, no Centro de Referência em Direitos Humanos, que contou com 121 votantes.

A assessora da SEDH, Fabiana Rabelo, destacou que o comitê será fundamental na construção de uma política pública para esta parcela da população. “Sem a participação da sociedade civil e dos próprios migrantes não teremos uma política consistente, daí a importância deste processo eleitoral. O venezuelano que hoje mora em Juiz de Fora é um sujeito de direitos e, dentro do comitê, irá contribuir muito para o Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada, que deve ser entregue para avaliação da prefeita em abril”, previu.

Eleito como representante titular dos migrantes no comitê, o venezuelano Alberto Farias chegou ao Brasil em 2016. Ele reside em Juiz de Fora há quatro anos, onde trabalha na Regional Leste da Cesama e cursa Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Para mim, a eleição é o reconhecimento de um trabalho de anos. Esperamos conseguir unificar a comunidade e atuar em conjunto, zelando pela correta execução da legislação que foi criada para os migrantes”, afirmou.

Composição do comitê

Instituído pelo decreto nº 14.900, que também estabeleceu a Política Municipal para a População Migrante, o novo comitê será composto por seis membros da sociedade civil e mais seis representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vindos das secretarias de Direitos Humanos (SEDH), Saúde (SS), Educação (SE), Assistência Social (SAS), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Confira a relação dos representantes da sociedade civil:

Time Enactus UFJF - Projeto Imigrasomos

. Alícia Andrade Barboza (titular)

. Pedro Henrique de Souza Pereira (suplente)

Casa de São Francisco de Assis

. Wanderson Leite Lacerda (titular)

. Ângela Faria (suplente)

Centro de Referência em Direitos Humanos (Instituto Educação e Cidadania - IEC)

. Déadalva Ribeiro de Souza (titular)

. Raquel Mota Dias Gaio (suplente)

Coletivo de Migrantes

. Alberto Jovito Farias Navarro (titular)