NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 26/11/2021 - 15:57

Secretaria de Saúde realiza evento sobre tuberculose para servidores

Portal de Notícias PJF | Secretaria de Saúde realiza evento sobre tuberculose para servidores  | SS - 26/11/2021
A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza, no dia 2 de dezembro, às 13h30, um evento de discussões internas sobre a tuberculose. Com o nome, “Tuberculose: busca ativa e fluxo de informação dos sintomáticos respiratórios”, a palestra tem como objetivo atualizar os pontos focais de vigilância em saúde da atenção primária do município sobre os fluxos de informação da Vigilância da Tuberculose.

O evento torna-se de extrema importância ao trazer a discussão dessa realidade, a importância da identificação precoce dos sintomáticos respiratórios e a organização dos fluxos da informação.

O município passa a contar com uma assistência à saúde mais qualificados e sensível às demandas de sua população e com uma vigilância em saúde estruturada para fortalecer o processo decisório da gestão. O empenho na detecção precoce dos casos leva a rápida quebra da cadeia de transmissão e diminuição dos casos e óbitos pela doença.

Para a supervisora de doenças transmissíveis e agravos do DVEA / SSVS / PJF, Rebeca Campos, "quanto às doenças transmissíveis, a tuberculose é hoje o maior desafio de Juiz de Fora".

A tuberculose é uma doença de transmissão respiratória e qualquer pessoa pode ser acometida pela doença, embora alguns grupos populacionais, devido às suas condições de saúde e vida, possuem maior risco de adoecimento, como os indígenas, pessoas que vivem com o vírus HIV/AIDS, diabéticos, pessoas em situação de rua e os privados de liberdade. Assim, todos devem estar atentos ao principal sintoma, que é a tosse.

A Organização Mundial de Saúde fez um alerta que a pandemia de Covid-19 reverteu anos de processo global no combate à Tuberculose. As restrições e investimentos para o controle da pandemia podem levar ao aumento de casos e óbitos por tuberculose. O Ministério da Saúde afirma que a doença é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Minas Gerais é o 5º estado com casos da doença no país, e as regionais de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia são as com maior número de casos, correspondendo a 41,6% dos casos novos diagnosticados no estado em 2020. Dessa forma, Juiz de Fora é considerado um município prioritário para o controle da tuberculose em Minas.

O evento será realizado no auditório da Vigilância em Saúde, na Rua Antônio José Martins 92, no bairro Morro da Glória.

Foto: Pixabay

17/1/2022 - EMPAV
Programa Boniteza realiza operação tapa-buracos em sete bairros da cidade
17/1/2022 - SS