| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 25/10/2021 - 11:37



Saúde bucal também está relacionada com a alimentação



Portal de Notícias PJF | Saúde bucal também está relacionada com a alimentação | SS - 25/10/2021
Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para a manutenção do corpo e de um bom funcionamento do organismo. Nesta segunda-feira, 25, comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal, uma data para reforçar os cuidados e atenção com a higiene da boca, dentes, lábios, língua e garganta. De acordo com a dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro do Sul, Daniela de Almeida, é muito importante que se tenham cuidados com a saúde bucal desde quando o bebê ainda está sendo gerado, já que a gestante deve também procurar atendimento odontológico para prevenir intercorrências na gravidez e com o recém nascido. Ela ainda ressalta que a prevenção é fundamental para manter a higiene bucal e evitar doenças. Os cuidados consistem em ter hábitos alimentares saudáveis, visitar o dentista regularmente, além de uma correta escovação dos dentes e da língua, o uso de fio dental e após cada refeição e antes de dormir.

Já quando o bebê nasce, Daniela reforça a importância de que ele seja avaliado por um cirurgião dentista para o diagnóstico de possíveis alterações e para o estabelecimento de medidas preventivas relacionadas à saúde bucal do bebê. “Mesmo antes da erupção dos dentes, a higiene bucal é necessária. Nessa primeira consulta, o profissional irá determinar a rotina para o acompanhamento dessa criança durante toda a dentição decídua. Importante salientar que as alterações não tratadas nos ‘dentes de leite’ podem levar a problemas na saúde geral e na futura dentição permanente,” complementa a dentista.

Além disso, a dentista explica que a “Saúde bucal consiste na completa ausência de alterações na região da boca e da face, sem dores, desconfortos, infecções ou quaisquer outros distúrbios que possam afetar a qualidade de vida e impedir que o paciente coma, sorria, fale ou se sinta socialmente confortável”, reforça Daniela. Ela ainda informa que a ida ao profissional da saúde bucal deve ocorrer mesmo que a pessoa não tenha queixa de dor ou desconforto na boca, já que nas consultas de rotina podem ser detectados problemas relacionados com a boca e face assintomáticos e imperceptíveis para o paciente. O intervalo ideal para as consultas preventivas deverá ser estabelecido pelo dentista, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Os cuidados com a saúde bucal também são influenciados pela alimentação. Daniela explica que “a cárie dentária, por exemplo, está diretamente ligada ao consumo de açúcares, não só em relação à quantidade, mas também à sua frequência de ingestão. O consumo de produtos ácidos como refrigerantes, frutas e bebidas cítricas pode levar à erosão dentária”. Ela também comenta que o consumo de álcool é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer bucal e de garganta. Sabe-se, ainda, que o estado nutricional pode afetar a estrutura dos dentes durante o seu período de formação e após a erupção na cavidade bucal.

Dentre as doenças bucais mais comuns estão a doença periodontal (periodontite e gengivite), o câncer bucal, a má oclusão (alinhamento anormal dos dentes), as fissuras labiopalatinas (fendas em um dos lábios), as fluoroses e o edentulismo (ausência de dentes), além de halitoses (mau hálito), aftas e candidíase oral são também muito frequentes e demandam atenção. Todas devem ser tratadas por um profissional.

Atendimentos odontológicos

Devido a pandemia da Covid-19, os atendimentos odontológicos chegaram a ser suspensos, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, e com a retomada Daniela comenta que muitas pessoas voltaram a procurar o serviço, com isso uma alta demanda.

Esses serviços odontológicos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora com atividades de Promoção de Saúde Bucal, como palestras e escovação dental supervisionada, atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com consultas odontológicas. Daniela explica ainda que, os pacientes podem procurar as UBS e Unidades Odontológicas Regionais, de acordo com a área de abrangência de sua residência, para cadastramento e realização de atendimento odontológico. Inicialmente, o usuário do SUS passa pelo atendimento com o cirurgião dentista clínico geral e é realizado todo o tratamento. Caso necessário, o usuário será encaminhado para as especialidades nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Já pacientes que necessitam de sedação e anestesia geral, após avaliação, são encaminhados para ao Centro Odontológico de Atenção à Pacientes com Necessidades Especiais (COAPE).





 IMPRIMIR 
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2