|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 25/10/2021 - 11:37



Saúde bucal também está relacionada com a alimentação



Portal de Notícias PJF | Saúde bucal também está relacionada com a alimentação | SS - 25/10/2021
Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para a manutenção do corpo e de um bom funcionamento do organismo. Nesta segunda-feira, 25, comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal, uma data para reforçar os cuidados e atenção com a higiene da boca, dentes, lábios, língua e garganta. De acordo com a dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro do Sul, Daniela de Almeida, é muito importante que se tenham cuidados com a saúde bucal desde quando o bebê ainda está sendo gerado, já que a gestante deve também procurar atendimento odontológico para prevenir intercorrências na gravidez e com o recém nascido. Ela ainda ressalta que a prevenção é fundamental para manter a higiene bucal e evitar doenças. Os cuidados consistem em ter hábitos alimentares saudáveis, visitar o dentista regularmente, além de uma correta escovação dos dentes e da língua, o uso de fio dental e após cada refeição e antes de dormir.

Já quando o bebê nasce, Daniela reforça a importância de que ele seja avaliado por um cirurgião dentista para o diagnóstico de possíveis alterações e para o estabelecimento de medidas preventivas relacionadas à saúde bucal do bebê. “Mesmo antes da erupção dos dentes, a higiene bucal é necessária. Nessa primeira consulta, o profissional irá determinar a rotina para o acompanhamento dessa criança durante toda a dentição decídua. Importante salientar que as alterações não tratadas nos ‘dentes de leite’ podem levar a problemas na saúde geral e na futura dentição permanente,” complementa a dentista.

Além disso, a dentista explica que a “Saúde bucal consiste na completa ausência de alterações na região da boca e da face, sem dores, desconfortos, infecções ou quaisquer outros distúrbios que possam afetar a qualidade de vida e impedir que o paciente coma, sorria, fale ou se sinta socialmente confortável”, reforça Daniela. Ela ainda informa que a ida ao profissional da saúde bucal deve ocorrer mesmo que a pessoa não tenha queixa de dor ou desconforto na boca, já que nas consultas de rotina podem ser detectados problemas relacionados com a boca e face assintomáticos e imperceptíveis para o paciente. O intervalo ideal para as consultas preventivas deverá ser estabelecido pelo dentista, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Os cuidados com a saúde bucal também são influenciados pela alimentação. Daniela explica que “a cárie dentária, por exemplo, está diretamente ligada ao consumo de açúcares, não só em relação à quantidade, mas também à sua frequência de ingestão. O consumo de produtos ácidos como refrigerantes, frutas e bebidas cítricas pode levar à erosão dentária”. Ela também comenta que o consumo de álcool é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer bucal e de garganta. Sabe-se, ainda, que o estado nutricional pode afetar a estrutura dos dentes durante o seu período de formação e após a erupção na cavidade bucal.

Dentre as doenças bucais mais comuns estão a doença periodontal (periodontite e gengivite), o câncer bucal, a má oclusão (alinhamento anormal dos dentes), as fissuras labiopalatinas (fendas em um dos lábios), as fluoroses e o edentulismo (ausência de dentes), além de halitoses (mau hálito), aftas e candidíase oral são também muito frequentes e demandam atenção. Todas devem ser tratadas por um profissional.

Atendimentos odontológicos

Devido a pandemia da Covid-19, os atendimentos odontológicos chegaram a ser suspensos, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, e com a retomada Daniela comenta que muitas pessoas voltaram a procurar o serviço, com isso uma alta demanda.

Esses serviços odontológicos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora com atividades de Promoção de Saúde Bucal, como palestras e escovação dental supervisionada, atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com consultas odontológicas. Daniela explica ainda que, os pacientes podem procurar as UBS e Unidades Odontológicas Regionais, de acordo com a área de abrangência de sua residência, para cadastramento e realização de atendimento odontológico. Inicialmente, o usuário do SUS passa pelo atendimento com o cirurgião dentista clínico geral e é realizado todo o tratamento. Caso necessário, o usuário será encaminhado para as especialidades nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Já pacientes que necessitam de sedação e anestesia geral, após avaliação, são encaminhados para ao Centro Odontológico de Atenção à Pacientes com Necessidades Especiais (COAPE).





 IMPRIMIR 
26/11/2021 - SESUC
“Nossas vidas importam”: Segurança, Casa da Mulher e Empav realizam atividades em Benfica
26/11/2021 - SS
Confira a vacinação contra a Covid-19 na segunda-feira, 29
26/11/2021 - SEPUR
PJF debate projeto de implantação de ciclovia na cidade
26/11/2021 - PROCON
Procon realiza palestra on-line sobre empoderamento feminino
26/11/2021 - SAS
Mulheres em situação de rua participam de visita guiada sobre resistência negra
26/11/2021 - CESAMA
Cesama realiza interligação nesta 3ª, 30, e Região Leste tem abastecimento comprometido
26/11/2021 - SS
Vacinação antirrábica acontece na Praça do Riachuelo de 2ª a 6ª
26/11/2021 - SS
SS reforça pedido de vacinação contra Influenza em razão do aumento de casos em outras cidades
26/11/2021 - SESUC
Prazo para inscrição no evento Segurança e Cidadania termina nesta segunda, 29
26/11/2021 - SEPUR
Sepur e SS realizam estudo territorial da pandemia em Juiz de Fora
26/11/2021 - CESAMA
Elevatória Jardim da Serra é furtada pela 3ª vez no mês e região tem abastecimento comprometido
26/11/2021 - SAS
SAS capacita equipes parceiras dos serviços de fortalecimento de vínculos
26/11/2021 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza apresentação do Plano de Contingência para o período chuvoso
26/11/2021 - SS
Secretaria de Saúde realiza evento sobre tuberculose para servidores
26/11/2021 - SEDIC
Palestra debate autonomia e independência financeira da mulher vítima de violência
26/11/2021 - SG
PJF divulga próxima semana de eventos na Praça do Riachuelo
26/11/2021 - SEDIC
PJF e ACEJF preparam carta pelo desenvolvimento da cidade e região
26/11/2021 - SESUC
Sesuc apresenta projeto Ronda Cidadã da Guarda Municipal
26/11/2021 - SO
Programa Boniteza realiza 150 intervenções nesta sexta e sábado
26/11/2021 - SMU
SMU alerta motoristas sobre interdições na Rua Floriano Peixoto e Avenida Francisco Bernardino nesta sexta
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2