NOTÍCIAS:SEDIC
JUIZ DE FORA - 22/10/2021 - 17:58

Sedic se reúne com produtores rurais para criação de cooperativa

Portal de Notícias PJF | Sedic se reúne com produtores rurais para criação de cooperativa | SEDIC - 22/10/2021
Na tarde da última quinta-feira, 21, 30 pequenos produtores rurais de Juiz de Fora e cidades próximas se reuniram no anfiteatro João Carriço, no Paço Municipal, para conversarem sobre a construção de uma nova cooperativa. O encontro foi motivado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que está atendendo à antiga demanda dos produtores que, muitas vezes, não conseguiam escoar suas mercadorias e acabavam perdendo. Também estavam presentes no encontro o extensionista da Emater-MG, Márcio Alexandre Fávero de Freitas; o analista do Sebrae, Gustavo Magalhães; o coordenador da Sala do Empreendedor, Diego Farnezi; a assessora da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Adriana Freitas, e representantes da Intecoop/UFJF.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Sedic, Sala Mineira do Empreendedor e a Economia Solidária, estará participando ativamente do projeto, oferecendo suporte técnico, acompanhamento jurídico e estrutural. A Seapa, Emater e Intecoop/UFJF também estarão auxiliando.

Segundo Márcio Alexandre Fávero de Freitas, extensionista da Emater-MG, “essa cooperativa tem por objetivo organizar os produtores rurais, para que tenham contato e possam realizar a venda direta de produtos locais a população e as instituições públicas via políticas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE e Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Além disso, que eles possam participar das políticas públicas de incentivo oferecidas pelo Estado, pela Prefeitura e pelo governo federal”.

O trabalho da Emater, especificamente nesse grupo, é de mobilização, convencimento e esclarecimento, mostrando as vantagens de ser um cooperado. O momento é o mais oportuno possível, porque a maneira como está sendo conduzido pela administração municipal, de incentivo a essas atitudes coletivas, deixa bem claro o intuito da Prefeitura, o quanto isso foi, muita das vezes, sonegado, foi alijado do processo. É de suma importância que as Prefeituras assumam e apoie essa iniciativas, afinal de contas, aqui estão os trabalhadores que alimentam nossa cidade, pontua Márcio.

A assessora da Sedic, Juliana Macário de Oliveira, destaca que “durante o encontro foram apresentados aos agricultores os passos para o processo de constituição de uma cooperativa e uma associação, principais diferenças jurídico-legais entre ambas, a Sala do Empreendedor apresentou o passo a passo para o registro e os custos envolvidos para legalização hoje de uma cooperativa e uma associação”.

Para Renata Negromonte, produtora de frutas de Coronel Pacheco, “o maior motivador disso tudo, é que hoje nós temos uma política pública séria vindo da Prefeita Margarida Salomão, ela assumiu tudo, não só os 30% que a lei Federal determina que seja destinado ao Fundo Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além de sermos valorizados, os alunos da rede pública de ensino irão consumir na merenda escolar uma alimentação de qualidade, sem agrotóxicos.

De acordo com Renata, os próximo encontros serão realizados da seguinte forma, “daqui 15 dias, mais precisamente dia dois de novembro, nós teremos uma nova reunião para estarmos formando o estatuto que irá reger nossa cooperativa, além de apresentar nosso objetivo, Logo em seguida, daremos início na junta comercial e todos os trâmites legais para a formalização do projeto”.

8/12/2021 - CGM
OGM promove curso de capacitação em Ouvidoria
8/12/2021 - SEAPA
Mercado Municipal terá horário estendido a partir desta quinta-feira, dia 9