NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 21/10/2021 - 13:51

Funalfa lança o quarto edital do Programa Cultural Murilo Mendes

Portal de Notícias PJF | Funalfa lança o quarto edital do Programa Cultural Murilo Mendes | FUNALFA - 21/10/2021
Estão abertas, a partir desta quinta-feira, dia 21, as inscrições para o Edital “Pau-Brasil”, lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), dentro do Programa Cultural Murilo Mendes. O objetivo é fomentar ações e iniciativas artísticas e culturais promovidas por agentes culturais do município, individual ou coletivamente, e que estejam diretamente relacionados às comemorações dos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922. O edital completo pode ser conferido no site.

Na modalidade on-line, as propostas devem ser formalizadas até o dia 7 de novembro, através da plataforma Prefeitura Ágil, via aplicativo “1Doc”, disponível também no site. Já a inscrição presencial, preferencialmente para pessoas com dificuldade de acesso à internet e obrigatoriamente para menores de 18 anos, deve ser feita até 17h30 de sexta-feira, dia 5 de novembro, na sede da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa – Avenida Rio Branco 2.234 - Centro), mediante agendamento pelo WhatsApp 98447-0403, por meio de mensagem. Esse número também está disponível para tirar eventuais dúvidas.

No Edital “Pau-Brasil”, a Prefeitura de Juiz de Fora faz um investimento de R$ 300 mil, com recurso do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic). Serão contemplados 15 projetos de R$ 20 mil cada, considerando o valor bruto. Podem concorrer ao patrocínio cultural do município pessoas físicas maiores de 14 anos, residentes em Juiz de Fora há um ano ou mais, incluindo imigrantes estrangeiros, desde que estejam em situação regular no país.

Quarto edital do Programa Cultural Murilo Mendes em 2021, o “Pau-Brasil” é aberto a projetos de caráter artístico-cultural em qualquer segmento, podendo ainda ter perfil interdisciplinar, ou seja, envolver mais de uma área artística. Serão aceitas propostas de formação/capacitação, produção, circulação e pesquisa, com a condição de que atendam à temática do edital: Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Conceito

A Semana de Arte Moderna aconteceu em fevereiro de 1922, em São Paulo. Considerado, ao mesmo tempo, “origem e destino da cultura brasileira”, o acontecimento provoca novos debates sobre os desafios do Brasil atual. Culturalmente, com a Semana de Arte Moderna, o Brasil reforça o “pensar” diferente do academicismo europeu e segue sua estética tupiniquim, anarquista e nacionalista, ao que se chamou de Modernismo.

O nome do edital é inspirado no “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade, que pregou a liberdade artística e conceitual contra as regras e estilos rígidos que a cultura da velha Europa impunha na pintura, na literatura e na música, entre outros segmentos. O movimento explora a liberdade de criar sem formas, sem rimas, sem métricas. Valoriza a cultura popular, o nativismo, o que vem de dentro. Exalta o progresso da sociedade e da ciência, valoriza o passado como raiz original do saber.

O Edital “Pau-Brasil” busca projetos que, em 2022, façam uma releitura do Modernismo, de seus conceitos e de sua estética, envolvendo todos os movimentos que integraram aquele momento e irradiaram para o país, de modo a oportunizar transformações culturais, artísticas, teóricos, estéticas e políticas que atravessam o Brasil de hoje, uma modernidade ainda necessária.

Ouça o podcast Acontece JF.

26/11/2021 - SESUC
“Nossas vidas importam”: Segurança, Casa da Mulher e Empav realizam atividades em Benfica
Confira a vacinação contra a Covid-19 na segunda-feira, 29
26/11/2021 - SEPUR