NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 13/10/2021 - 16:22

Live debate projeto com idosos na convivência e fortalecimento de vínculos

Portal de Notícias PJF | Live debate projeto com idosos na convivência e fortalecimento de vínculos | SAS - 13/10/2021
Nesta sexta-feira, dia 15, às 9h, a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza uma live no canal da PJF no YouTube. Em debate, o projeto de intervenção específica junto aos idosos e idosas que são atendidas pelas unidades executoras de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e por alguns dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A programação da live conta com a apresentação de cada equipe participante do projeto, falando sobre as seguintes questões: (a) resumo das principais atividades realizadas no projeto; (b) quais foram os principais aprendizados da equipe com este projeto?; (c) na opinião da equipe, quais são as principais diretrizes para o trabalho com as pessoas idosas que se encontram em situação de vulnerabilidade?; e (d) avaliação da satisfação e opinião dos idosos sobre o trabalho realizado pela equipe. Está programado, ainda, a palestra com os psicólogos Bruno Narciso (Cras Leste Linhares) e Mariana Borges (Cras Sul Ipiranga), abordando temas que giram em torno dos cuidados emocionais, autonomia, projeto de vida, continuidade da vida.

Ocorrido no período de 11 de maio a 1º de outubro deste ano, o projeto foi produzido pelo Departamento de Proteção Básica da Subsecretaria de Proteção Social e Promoção Social da SAS e de 2021. Segundo a gerente Renata Santos Barreto, o projeto contribuiu com a mitigação das situações de vulnerabilidade apresentadas por estas pessoas durante a pandemia da Covid-19. “Idosos e idosas vivenciaram uma realidade de convivência bastante diferenciada e, exponencialmente, prejudicial a elas, principalmente, com a necessidade de isolamento social”.

O projeto visou ao trabalhar de forma integrada com as unidades executoras de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atendem às Pessoas Idosas. São elas: Centro de Convivência do Idoso (Amac), Germinar - Grupo Semente e Curumim Olavo Costa (Amac) e os Centros de Referência de Assistência Social da SAS, que possuem grupos de pessoas idosas como os centros Leste Linhares, Sudeste Costa Carvalho, Ipiranga e Nordeste Grama. A ideia foi potencializar as atividades e ofertas socioeducativas com a finalidade de reduzir as situações de vulnerabilidade apresentadas por estas pessoas durante o isolamento social da pandemia.

O supervisor de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Leandro Ribeiro, acrescenta que esse projeto buscou oferecer conteúdos específicos relacionados às atividades, oficinas e eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, dentro das possibilidades de momento, com o uso de recursos analógicos e virtuais, em função da pandemia do Coronavírus. “Nosso objetivo é manter os vínculos dos serviços com os usuários, acompanhá-los nessa trajetória de desafios, bem como, buscar promover e qualificar o seu convívio social e comunitário.”

Além disso, o projeto também objetivou proporcionar um suporte emocional qualificado para as pessoas idosas, mantendo as referências e a vinculação construídas, preservando o sentimento de pertença, de identidade, de segurança e realizando as ajudas necessárias, de acordo com a demanda.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS