NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 2/7/2021 - 17:22

Portal de Notícias PJF | Abrigo emergencial da Prefeitura disponibiliza 50 leitos para população vulnerável | SEDH - 2/7/2021
O alojamento emergencial criado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o objetivo de abrigar pessoas em situação de rua durante as noites frias, reduzindo os impactos das baixas temperaturas sobre esta população, contará a partir desta sexta-feira, 2, com 50 vagas imediatas. O quantitativo disponibilizado representa a capacidade total do espaço físico instalado no prédio da Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa), localizado na Avenida Sete de Setembro, 975. As vagas são preenchidas por ordem de chegada, com entrada a partir de 17h, pela Avenida Brasil, e o horário de saída é até às 9h. A iniciativa possui uma dinâmica diferente dos albergues existentes na cidade e tem como proposta oferecer conforto, alimentação, dignidade, segurança e respeito aos acolhidos.

O local, inaugurado na última quarta-feira, 30, conta com três andares, onde foram montados os dormitórios para acomodação desta população, inclusive, com a possibilidade de abrigar casais. Além disso, a casa possui banheiros masculino e feminino, com direito a banho; refeitório, onde são servidos café da manhã, das 7h30 às 8h20, e refeição noturna, a partir das 18h; uma rouparia improvisada com vestimentas, agasalhos e cobertores, arrecadados para serem doados aos acolhidos; uma área comum onde uma foi montada uma pequena biblioteca com publicações enviadas pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); um espaço externo para acolhimento dos animais de estimação dos abrigados; e uma área para guardar os carrinhos, carroças e objetos de trabalho utilizados por alguns dos alojados no seu dia a dia. A alimentação está sendo servida com auxílio de instituições parceiras, como é o caso dos Vicentinos e da entidade Elos do Bem.

Em seu primeiro dia de funcionamento, o espaço abrigou 26 pessoas em situação de rua, número este que subiu para 29 na noite da última quinta-feira, 1º.

Assista ao vídeo:

Plano de Contingência

A iniciativa faz parte do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, estabelecido pela Decreto N.º 14.628. O Plano permitirá o acionamento da rede de proteção para a realização de medidas estratégicas, toda vez que a cidade atingir 13 graus, com o objetivo de minimizar os impactos das baixas temperaturas sobre a população em situação de rua no município.

Campanha Juiz de Fora Solidária no Frio

Como parte destas ações rápidas e estratégicas para o enfrentamento dos impactos do inverno, a PJF lançou a campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”, uma mobilização para arrecadação de cobertores e colchões novos que serão doados à população em situação de rua e famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Confira os pontos de recolhimento de cobertores e colchões:

-Prédio da Prefeitura: Avenida Brasil, 2.001, no Centro, das 8h às 18h
-Passe Livre, Rua Fonseca Hermes: 143, Centro, das 8h às 17h
-Casa da Mulher: Avenida Garibalde Campinhos, 169, Vitorino Braga (antigo prédio da Defesa Civil), das 7h30 às 17h

Outras informações:
Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh) - (32) 3690-7331 - ou sedh@pjf.mg.gov.br

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE