|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SRH
JUIZ DE FORA - 22/6/2021 - 10:33



Professores contam sobre atuação na Escola de Governo durante os 21 anos do departamento



Portal de Notícias PJF | Professores contam sobre atuação na Escola de Governo durante os 21 anos do departamento | SRH - 22/6/2021
Ao longo dos 21 anos da Escola de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), muitos foram os professores que passaram pelo departamento, com formas diferentes de lecionar e de lidar com os servidores, que se transformavam em alunos. No entanto, aquela sensação de “estar no lugar certo e na hora certa” é algo que prevalece em todos aqueles que já marcaram seus nomes como professores do departamento da Escola de Governo Municipal.

Nesta segunda reportagem da série DEG 2.1, quatro docentes contam suas experiências sobre o período em que figuravam ou ainda figuram como professores do setor. A atual professora de informática, Monique Húngaro, é categórica ao definir o momento. “Fazer parte da equipe de professores da Escola de Governo me traz uma gratidão imensa pelos meus alunos. Aqui somos desafiados a cada dia para sermos melhores, realizar um trabalho integrador na área de tecnologia, buscar, interpretar e acolher os Servidores Municipais nas suas expectativas. Além de acreditar na cultura e nos valores, tenho muita admiração e orgulho das pessoas que trabalham comigo.”

E não são raros os momentos em que as esferas pessoal e profissional se esbarram. O professor de inglês, Taylor Fonseca, há 10 anos atuando na Escola de Governo, reforça que “o fato de ter liberdade de adaptar o método de ensino ao ritmo de cada turma, aliado a uma relação de trabalho amistosa com meus pares e, somando a tudo isso, a satisfação de ver que meus alunos estão se superando, faz com que eu possa afirmar que trabalhar na Escola de Governo é muito gratificante”. O docente ainda destaca o papel de formação para os alunos. “Tem sido muito gratificante desmistificar a língua inglesa para os servidores municipais que chegam com pouco ou nenhum conhecimento desta língua e que, aos poucos, vão se tornando mais seguros e conseguem um desenvolvimento significativo”, pontua.

Filé mignon e café

“Trabalhar com adultos aposentados ou atuantes na Prefeitura da cidade é o filé mignon das expectativas de todo professor”. É assim que a professora de espanhol, Tatiana Falcão, exemplifica o período em que foi docente da Escola de Governo. “Desde a convivência com a galera do café e da limpeza, a direção, a secretaria, outros professores e os demais profissionais que lá atuam até a interação diária com os alunos que integravam cada turma, foi tudo especial”, completa a profissional, que atuou no departamento entre 2017 e 2018.

Com liberdade para criar dinâmicas, Tatiana conta, com alegria, as aulas práticas de culinária espanhola. “Esses momentos de degustação da culinária dos países de língua espanhola eram muito especiais. Por ter um espaço específico para esses momentos, nossas aulas se tornavam nosso grande lazer”, relembra a docente, que também destaca a interatividade a todo momento com os alunos. “Muitos tinham histórias de viagens e estadias no exterior, em países de língua espanhola, e isso era convertido também em aula. Dessa forma, tive a oportunidade singular de concretizar planejamentos elaborados a muitas mãos! Desde rodas de ‘cantoria’ até bailes típicos envolvendo música, culinária e vestimenta”, ressalta.

Durante oito anos, quem manteve sua rotina diretamente ligada à Escola de Governo foi a professora de inglês Anelisa Rodrigues. “Foi, sem dúvida, uma experiência edificante, enriquecedora e extremamente importante para meu crescimento pessoal e profissional”, destaca.

Para o secretário de Recursos Humanos da PJF, Rogério de Freitas, “o legado que o docente pode construir é gigante. E, atuar diretamente na construção e formação de conhecimento dos servidores municipais torna essa função ainda mais especial, pois, é o mesmo servidor que está numa sala de aula, virtual ou presencial, que vai prestar o atendimento à população posteriormente”.

Instrutoria

Em abril, a prefeita Margarida Salomão assinou o decreto 14.486, que regulamenta o pagamento de gratificação pelo exercício de atividade de instrutor de treinamento, em curso de capacitação, aperfeiçoamento ou formação, promovido pela PJF. A proposta valoriza e reforça a importância do corpo técnico de servidores. O decreto regulamenta trecho da lei municipal nº 8.710, o Estatuto do Servidor. Um avanço significativo do decreto é permitir ao Município que pague instrutores que façam uso da modalidade de Educação à Distância (EAD), visando à modernização da estrutura que a Escola de Governo Municipal oferece aos servidores.

Leia mais:

Secretaria de Recursos Humanos prepara série de reportagens sobre os 21 anos da Escola de Governo


Foto: Arquivo/PJF



 IMPRIMIR 
16/8/2022 - PREFEITURA
PJF torna facultativo o uso de máscaras no município
16/8/2022 - SAS
Eleição para Conselheiros de Assistência Social está com inscrições abertas
16/8/2022 - SESUC
Alunos da Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão participam de atividade com foco na cidadania
16/8/2022 - FUNALFA
Últimos dias de visitação à mostra feminista no Teatro Paschoal
16/8/2022 - EMPAV
Operação tapa-buraco da PJF atende seis bairros nesta terça-feira, 16
16/8/2022 - FUNALFA
Mostra Rainbow exibirá 25 filmes de temática LGBTQIAPN+
16/8/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quarta-feira, 17
16/8/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil organiza palestras na Semana de Prevenção e Combate às Inundações
16/8/2022 - FUNALFA
Programação do Agosto Multicor segue com eventos focados em inclusão e diversidade
16/8/2022 - SEDIC
PJF seleciona MEIs para programa gratuito de desenvolvimento de pequenos negócios
16/8/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para auxiliar de cozinha e outras oportunidades
16/8/2022 - SESUC
Café com Cidadania coloca em discussão Violência contra a população LGBTQIAPN+
16/8/2022 - SE
Prefeitura realiza curso para intérpretes de Libras que atuam na rede municipal de ensino
16/8/2022 - SG
Reunião com a comunidade discute novas atividades para o projeto ‘Praça Quente’ no bairro Grama
16/8/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 116 intervenções nesta terça, 16
16/8/2022 - DEMLURB
Praça do bairro Barbosa Lage recebe coleta itinerante de lixo eletrônico neste sábado, 20
16/8/2022 - SS
PJF realiza Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes
16/8/2022 - DEFESA CIVIL
Mais de cem pessoas participaram do curso online da Defesa Civil sobre voluntariado
16/8/2022 - SEAPA
​PJF e UFJF promovem roda de viola e palestra sobre agroecologia no Jardim Botânico
15/8/2022 - PROCON
Procon móvel realizará atendimentos no bairro Ipiranga
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2