| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 4/1/2021 - 20:46



Margarida Salomão anuncia criação do Fórum em Defesa da Vida em Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF | Margarida Salomão anuncia criação do Fórum em Defesa da Vida em Juiz de Fora | PREFEITA - 4/1/2021
A prefeita Margarida Salomão conversou com jornalistas nesta segunda-feira sobre os primeiros atos da nova gestão da Administração Municipal. Durante a coletiva, a nova líder do Executivo anunciou que já há estrutura física e equipamentos para a criação de mais 10 leitos de combate ao Covid-19 no Hospital João Penido e destacou as novas políticas de ampliação de diálogo com a sociedade que serão implementadas: a instauração do Fórum em Defesa da Vida, a Mesa de Mediação de Conflitos, além do choque de zeladoria que já está em andamento nas ruas de Juiz de Fora.

Confira os principais pontos da entrevista coletiva:

Fórum em Defesa da Vida em Juiz de Fora

“Conversei durante todo o dia com as mais diferentes representações da sociedade para tratar da crise sanitária e também da crise econômica e social. Está claro que as soluções que nós temos encaminhadas precisam ser revistas. É preciso assegurar eficácia não apenas no combate à pandemia, mas também garantir condições de trabalho e renda para as pessoas, inclusive as mais infortunadas e desprotegidas, exatamente aquelas que vêm se expondo, seja por necessidade profissional, seja por falta de opção. Em função disso fica claro que nós precisamos mobilizar a sociedade em favor de uma repactuação. E essa repactuação vai envolver a diferenciação de restrições para cada setor da vida social que assumirá também responsabilidades no sentido de promover, no seu âmbito, a segurança sanitária. A Prefeitura, evidentemente, vai cobrar de forma rigorosa as condições desse pacto que está sendo construído. Nós vamos nesta terça-feira, às 17 horas, com ampla representação da sociedade, da Prefeitura, do Município, tanto do poder Executivo quanto do poder Legislativo, criar o Fórum em Defesa da Vida em Juiz de Fora. E, nessa reunião de amanhã, vamos indicar os encaminhamentos para essa construção conjunta”.

Choque de Zeladoria

“Sobre o choque de zeladoria, a “operação Boniteza”, ela, na verdade, começou como uma operação SOS em função das chuvas do final de semana. Tivemos que lidar com muitas dificuldades, mas numa ação coordenada da Demlurb, com a Secretaria de Obras, com a Empav, Cesama e inclusive outras secretarias que tiveram que ser acionadas como a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Esporte, conseguimos atender ao máximo de demandas possível. Isso foi um ponto muito positivo no início do nosso mandato, principalmente em função da dedicação dos servidores”.

Mesa de Mediação e Solução de Conflitos

“Há outras duas importantes notícias que precisamos de dar à sociedade. Uma delas é a instalação da Mesa de Mediação de Conflitos. Estamos criando essa figura por decreto que é justamente para oferecer uma Mesa de Mediação e Solução de Conflitos, ou seja, um fórum para resolvermos os problemas que surgem no dia a dia da cidade. Essa mesa vai ser inaugurada com o problema da obra viária no Poço Rico. Vamos ter participando dessa mesa a comunidade do Poço Rico, a MRS, a mediação da Prefeitura, entre outros setores. Disse que trataríamos disso imediatamente no meu discurso de posse e estou cumprindo com a minha palavra. Na quinta-feira teremos a instalação dessa mesa, às 16 horas”.

Sobre o Secretariado

Diante do questionamento a respeito de ação do Tribunal de Contas da União (TCU), em relação ao então Secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Martvs Antônio Alves das Chagas, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF) esclarece alguns fatos.

Toda autoridade que ocupa cargo público, especialmente no âmbito do Governo Federal, enfrenta constantes e legítimos questionamentos dos órgãos de controle, dentre eles, o Tribunal de Contas da União. A Prefeitura de Juiz de Fora ressalta que, neste caso específico, o Secretário Martvs Chagas não se encontra em situação de irregularidade perante o TCU, informação verificável pelo acórdão TC015.192/2011-3.

No início da manhã, a prefeita de Juiz de Fora, no exercício de suas prerrogativas, tornou sem efeito o ato que nomeou a engenheira Patrícia Pereira Veras para o cargo de Secretária de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora.

O ato em questão atendeu a todos os pressupostos da legalidade constitucional da Lei da Ficha Limpa. Entretanto, o propósito de compor uma equipe sobre a qual não paire dúvidas e nem suscite controvérsias motivou a referida revogação.



 IMPRIMIR 
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2