NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 22/1/2020 - 10:21

Oficina de horta impulsiona tratamento de pacientes no Caps Álcool e Drogas

Portal de Notícias PJF | Oficina de horta impulsiona tratamento de pacientes no Caps Álcool e Drogas | SS - 22/1/2020
A campanha “Janeiro Branco” é dedicada a incentivar as pessoas na busca de qualidade de vida e bem-estar. Com o mote “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) busca destacar, este mês, a importância dos relacionamentos sociais, a busca de apoio em seus territórios, o lazer, a cultura, o esporte e a educação, através de atitudes e iniciativas que promovam a saúde mental. A campanha está sendo concretizada por meio dos departamentos de Saúde Mental (Dsmen), da Secretaria de Saúde (SS), e de Marketing, da Comunicação Pública (Secom).

O trabalho realizado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), é exemplo de prática terapêutica. Dentre as atividades ali realizadas, a oficina de horta, restabelecida há dois anos, por exemplo, incentiva e impulsiona o tratamento dos usuários, de forma dinâmica.

A oficina é feita continuamente, com ajuda de dois profissionais do setor e quaisquer usuários que se identifiquem com a atividade podem participar, sem necessidade de inscrição prévia. Dessa forma, a atividade passa a ser escolha, e, consequentemente, pactuação entre a equipe e o paciente. Com mais de 40 variedades, desde rosas a ervas, a horta tem como principal objetivo ajudar no autocuidado. Segundo o psicólogo e técnico responsável pela oficina, Cássio Castelani, os usuários, durante as atividades, conseguem repetir o cuidado da horta para consigo mesmo, dando continuidade no tratamento, promovendo e valorizando o ato.

Para ajudar nos gastos da própria horta, os produtos são vendidos a preço simbólico, e o arrecadado é convertido na compra de mais insumos e ferramentas para a continuidade do trabalho. Ainda de acordo com o psicólogo, para atuarem na horta, os usuários não precisam ter conhecimento prévio de como cuidar, estabelecendo assim, e também, mais um momento de aprendizado.

Ainda com objetivo de incentivar as atividades feitas na horta, mudas e alimentos também podem ser vendidos no próprio Caps AD para a população que desejar conhecer e ajudar. O Centro e a oficina ficam na Rua Silva Jardim, 430, no Centro.

“Janeiro Branco” no parque do Museu

No sábado, 25, a partir das 9h30, o parque do Museu “Mariano Procópio” será palco de série de atividades ao ar livre, gratuitas e para todas as idades, em alusão ao “Janeiro Branco”. Ioga, caminhada, danças, aulas de alongamento e ginástica, além de oficinas de artesanato e contação de histórias, farão parte do evento. A promoção é iniciativa da Secretaria de Comunicação Pública (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do projeto “Bem Comum”, que tem o propósito de sensibilizar as pessoas sobre a importância da conscientização e da prevenção da saúde mental. A proposta é reforçar, junto ao cidadão, os vários serviços oferecidos pela Prefeitura ao longo de todo o ano, através de suas secretarias.

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SS pelo telefone 3690-7389.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS