NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 18/6/2019 - 14:08

“Escola de Escritores” - Projeto tem atuação reconhecida com moção de aplauso

Portal de Notícias PJF | “Escola de Escritores” - Projeto tem atuação reconhecida com moção de aplauso | FUNALFA - 18/6/2019
Considerado uma das dez melhores ações de fomento à leitura no Brasil, na categoria “Bibliotecas”, o projeto “Escola de Escritores” ganhou mais um reconhecimento. Cinco alunos e a coordenadora da iniciativa desenvolvida pela Biblioteca Municipal “Murilo Mendes” receberam moção de aplauso da Câmara de Juiz de Fora, em cerimônia realizada na segunda-feira, 17. A indicação foi do vereador Vagner de Oliveira, aprovada por unanimidade.

As crianças foram agraciadas pelo bom desempenho no “5º Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico”, realizado em 2018. O prêmio recebeu 3.393 inscrições de obras criadas por crianças e adolescentes de 14 estados brasileiros. Os alunos da “Escola de Escritores”, Luana Nascimento Duarte, Marina Corrêa de Andrade, Laura Coutinho dos Reis, Athos Hermes de Aquino e Fernanda Keler Eveling Gama ficaram entre os 230 selecionados para a antologia do concurso, que tem prefácio do presidente da Google Brasil, Fábio Coelho.

Também recebeu a moção de aplauso a responsável por projetos de incentivo à leitura da Biblioteca Municipal “Murilo Mendes”, Margareth Marinho, que idealizou e coordena a “Escola de Escritores”. Segundo ela, o reconhecimento da Câmara Municipal valida e valoriza o trabalho de incentivo à leitura e à escrita: “É um reconhecimento importante para as crianças e suas famílias, mas também para a Fundação Cultural ‘Alfredo Ferreira Lage’ (Funalfa) e a biblioteca. É mais uma indicação de que neste projeto estamos efetivamente contribuindo para um futuro de adultos leitores e escritores.”

Premiada pela segunda vez no concurso literário, a estudante Luana Duarte, 13 anos, não tem dúvidas de que a “Escola de Escritores” teve peso importante em sua formação: “Passei três anos e meio no projeto, sendo orientada a conhecer e experimentar a leitura e a escrita de diversas formas. Aprendi a ver as coisas de maneira diferente. Estou orgulhosa e feliz com a premiação, além de estimulada a seguir lendo e criando meus textos.”

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

22/7/2019 - SETTRA
Prefeitura realiza palestra “Meu corpo não é coletivo”
22/7/2019 - SEMAUR
Regionais de fiscalização paralisam atividades até sexta-feira