NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 17/5/2019 - 16:36

Demlurb explica sobre destinos dos materiais reciclados e coleta seletiva

Portal de Notícias PJF | Demlurb explica sobre destinos dos materiais reciclados e coleta seletiva | DEMLURB - 17/5/2019
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) instituiu 17 de maio como o “Dia Internacional da Reciclagem”. A data foi criada para promover discussão e reflexão sobre formas de consumo, descarte e preocupação com o meio ambiente. Em âmbito municipal, o Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb) atua como principal coletor de materiais recicláveis, dando possibilidade de reaproveitamento do que estava no lixo.

A engenheira ambiental do Demlurb, Gisele Teixeira, explicou que todo material reciclável coletado é destinado às associações de catadores do município: “Um termo de cooperação mútua foi firmado entre Demlurb e instituições. O Demlurb apoia as associações não só com a entrega do material reciclável, mas também buscando parcerias com empresas que possam comprar o material reciclado”. As associações instituídas do município que recebem os elementos recicláveis recolhidos são as associações dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos (Apares), Lixo Certo (Alicer) e Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf).

A coleta seletiva constitui prática de respeito ao meio ambiente, reduzindo os problemas relacionados à disposição final dos resíduos sólidos. A realização deste programa, além de reduzir o volume do material destinado aos aterros e a demanda por matéria-prima, traz benefício socioeconômico aos catadores de materiais recicláveis, que têm a reciclagem como única forma de sobrevivência. Entretanto, as mobilizações que tratam da limpeza de uma comunidade apresentam caráter diferente: não bastam ações heroicas de curta duração. Os resultados não ocorrem imediatamente e dependem da atuação constante e paciente dos envolvidos, uma vez que visam à consolidação de conduta disciplinada e consciente de cada cidadão, tendo como meta o bem coletivo. Na coleta seletiva, a maior parte das responsabilidades recai sobre a própria população beneficiada, a quem compete a separação dos materiais, o acondicionamento, armazenamento e a apresentação nos dias e horários estabelecidos pelo Demlurb.

A coleta seletiva abrange mais de 60% da cidade. Portanto, o cidadão deve fazer sua parte e separar o lixo entre orgânico e reciclável. Para saber sobre as ruas e horários por onde a coleta seletiva passa, acesse o site www.demlurb.pjf.mg.gov.br e procure pelo a rua ou bairro desejado, na opção “Coleta Seletiva”, ou ligue para o setor responsável: 3690-3571.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora