NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 22/3/2019 - 18:39

Ocupação gratuita do Teatro “Paschoal Carlos Magno” tem 21 projetos aprovados

Portal de Notícias PJF | Ocupação gratuita do Teatro “Paschoal Carlos Magno” tem 21 projetos aprovados | FUNALFA - 22/3/2019
Vinte e uma das 44 propostas inscritas no Edital “Ocupe!”, lançado pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) para ocupação gratuita do Teatro “Paschoal Carlos Magno”, foram contempladas. A previsão inicial era destinar 30 dias, entre abril e outubro, para que artistas e produtores de Juiz de Fora utilizem o equipamento cultural sem custos. No entanto, diante da demanda apresentada no edital, a comissão de seleção optou por estender a reserva para 36 dias, no intervalo de 25 de abril a 10 de novembro.

O superintendente da Funalfa, Zezinho Mancini, que presidiu a comissão, avaliou que o “Ocupe!” foi sucesso. Ele lembrou que, ano passado, o edital de estreia do teatro teve 14 inscrições e algumas críticas da classe artística, em relação à tabela de preços. “Ouvimos as demandas e acho que conseguimos atender os anseios apresentados por eles. No entanto, focamos não só na acessibilidade do artista, mas também na do público em geral, por meio de contrapartidas sociais, como ingressos com preços populares (até R$ 15); distribuição de parte dos convites para entidades assistenciais ou equipamentos públicos; e atendimento especial a pessoas com deficiência,” afirmou o superintendente.

Ele reforçou que o nome do edital já indica a meta da Funalfa: garantir a máxima ocupação do “Paschoal Carlos Magno”, que acaba de completar um ano de funcionamento: “É fundamental que este equipamento público esteja sempre de portas abertas para quem consome e para quem produz cultura.” Todas as propostas inscritas no “Ocupe!” que obtiveram nota igual ou superior a 50 pontos foram classificadas. Projetos classificados, mas não contemplados no edital, são considerados suplentes, podendo ser acionados em casos de desistência.

Para contemplar o maior número possível de propostas, a comissão optou por não oferecer datas de ensaio e montagem aos selecionados. Os interessados em alugar as datas poderão participar da ocupação do teatro por demanda espontânea, que será aberta na segunda-feira, 25 de março. Artistas e produtores não aprovados no edital “Ocupe!” poderão apresentar seus projetos por meio da demanda espontânea.

Nesse caso, os interessados devem encaminhar solicitação para o endereço eletrônico paschoal.teatro@gmail.com, informando o tipo do evento e a data pretendida. O proponente receberá, por e-mail, a tabela de preços do teatro, que varia conforme a natureza do evento, e o formulário de inscrição com os documentos necessários. A reserva por demanda espontânea será efetuada após o encaminhamento do formulário devidamente preenchido e de toda a documentação solicitada. As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento da agenda do teatro.

Além de Zezinho Mancini, a comissão de seleção do “Ocupe!” teve participação de dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho Municipal de Cultura: Salcio Del Duca e Cadija Costa; e dois representantes da Funalfa: Fernanda Martins Lauro e Luis Felipe Hauck Salgado.

Confira, em anexo, o resultado do Edital “Ocupe!”.

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS