NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 18/4/2018 - 15:25

Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira

Portal de Notícias PJF | Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira | SS - 18/4/2018
A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) começará na segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe. O “Dia D”, ditado pelo Ministério da Saúde (MS), será 12 de maio. A meta é imunizar 90% do público-alvo, que compreende, em Juiz de Fora, 112.935 pessoas. A campanha se estenderá até 1º de junho. As vacinas estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS); no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, térreo; e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DCSA), na Rua São Sebastião, 772, Centro, e do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro, quase esquina com Avenida Itamar Franco.

Será imunizado o grupo prioritário, composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), trabalhadores da área de saúde, idosos, doentes crônicos – dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo MS, e com receita médica – e professores das redes pública e privada.

Para se vacinar bastar procurar a UBS de referência ou um local de imunização, com o cartão de vacinas.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, é bastante segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. É recomendado adiar a vacinação por dez dias nos indivíduos que apresentam doença aguda grave.

“Dia D”

Será realizado no sábado, 12 de maio, das 8 às 17 horas. Além dos locais de vacinação já citados, exclusivamente nesta data será montado posto na Igreja Sagrado Coração de Jesus (Rua Alberto Vieira Lima, 50, Bairro Bairu).

Vacinação para os acamados

Nos casos de pessoas acamadas, que residem em bairro com cobertura de UBS, o agendamento deverá ser feito na própria unidade. As pessoas que moram em residências fora das áreas de cobertura devem entrar em contato com o setor de imunização, através do telefone 3214-4180, para agendamento.

O vírus

Influenza, conhecida como gripe, é doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia (dor muscular) e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana, com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas, ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o A responsável pelas grandes pandemias.

Prevenção

É necessário que a população adote algumas medidas que evitem a transmissão da gripe e outras doenças respiratórias. Entre elas: frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; e higienizar as mãos após tossir ou espirrar. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações e áreas fechadas; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389/7123.

21/5/2018 - SS
HPS procura família de homem internado sem identificação
21/5/2018 - DEMLURB
11ª edição do Miss e Mister Gari elege vencedores