NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 17/11/2017 - 17:33

SDS faz capacitação com agentes comunitários de saúde

Portal de Notícias PJF | SDS faz capacitação com agentes comunitários de saúde | SDS - 17/11/2017
Cerca de 450 agentes comunitários de saúde (ACSs) participaram nesta sexta-feira, 17, da capacitação sobre acompanhamento das condicionalidades da saúde no “Bolsa Família”. Os encontros aconteceram no auditório da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória.

Durante a capacitação foram abordados os compromissos que os beneficiários do “Bolsa Família” assumem para se cadastrar ou permanecer no programa, assim como no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que permite acesso aos projetos sociais. A ação envolveu as secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde.

“A importância é muito grande, os ACSs levam informações a respeito das condicionalidades na área da saúde para as famílias beneficiadas e informações sobre o `Bolsa Família´ para o público-alvo”, explicou Alfredo Faria, gerente do Departamento de Transferência de Renda (DTR). A supervisora de Assistência e Auditoria de Benefícios, Nathalia Meneghine, foi uma das palestrantes da capacitação: "Essa articulação intersetorial das políticas de assistência e saúde é um dos pilares da gestão do programa".

Atualmente, mais de 13 mil famílias em Juiz de Fora são beneficiárias do "Bolsa Família", e devem redobrar a atenção em relação aos prazos estabelecidos para continuarem fazendo parte do programa.

Condicionalidades na área da saúde

As famílias beneficiadas deverão comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência até 30 de dezembro. Os documentos necessários são: cartão do Bolsa Família, Número de Inscrição Social (NIS) do titular do benefício e carteira de vacinação das crianças. Caso o bairro não possua UBS de referência, a família poderá comparecer à unidade Centro Sul, na Avenida Rio Branco, 3.132, Centro. As atribuições são para crianças de até sete anos, mulheres entre 14 e 44 anos, gestantes ou lactantes. O cartão de vacinação das crianças deve ser atualizado, e as gestantes precisam realizar o pré-natal. Em todos os casos serão realizadas medições de peso e altura.

Condicionalidades na educação

Durante todo o ano letivo, a frequência de crianças e adolescentes é acompanhada mensalmente: os de seis a 15 anos devem ter, no mínimo, 85% de presença nas aulas, e os de 16 e 17 anos, 75%.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS