| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 23/8/2017 - 15:19



Poder público, iniciativa privada e academia debatem inovação e desenvolvimento regional



Portal de Notícias PJF | Poder público, iniciativa privada e academia debatem inovação e desenvolvimento regional | SEDETTUR - 23/8/2017
Com presença de plateia numerosa, formada por profissionais, empresários, entidades regionais, representantes do poder público, academia e estudantes, a 1ª Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira (Conide) foi aberta na terça-feira, 22. Em painéis, sessões temáticas e palestras, o evento chamou atenção para a necessidade de reinvenção dos variados setores no acompanhamento das mudanças guiadas pelas inovações, tecnologias e transformações sociais. O ineditismo da iniciativa do Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata) foi outro ponto de destaque no primeiro dia da Conide. O evento segue nesta quarta-feira, 23, no Hotel Gran Victory.

Para cada momento da programação, a conferência conta com participação de pessoas experientes no mercado e atuação no universo acadêmico, para debaterem temas associados à inovação no agronegócio, no comércio, na indústria, no turismo e nos serviços. “Estamos passando pela quarta revolução industrial, onde temos a inserção da tecnologia global no dia a dia de trabalho. Devemos saber o que esperar das novas profissões e quais competências profissionais precisamos desenvolver para atender essas novas demandas do mercado. No processo de discussão, a gente acaba tendo novas ideias. Discussão leva à reflexão, que leva a novos pensamentos, novos comportamentos e resultados para dentro do ambiente organizacional”, destacou Fernanda Schröder, gerente nacional de carreiras da Adtalem Educacional do Brasil, durante painel “A Nova Economia e os Impactos no Mercado de Trabalho.”

A solenidade de abertura contou com participação do titular da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Robeiro, do vice-prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, e do gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), João Roberto Marques Lobo. A palestra inicial, “Ciclos de Inovação e Desenvolvimento Regional”, foi ministrada pelo professor, economista e ex-ministro da Fazenda, Paulo Roberto Haddad, que falou sobre desenvolvimento sob óticas do planejamento, meio ambiente e sustentabilidade.
“Quando discutimos inovação, discutimos empreender. A associação de Governo, empresas e academia permitirá que possamos buscar ações efetivas para mudar o cenário de crise que estamos vivendo”, avaliou Antônio Almas. Para o diretor de inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ignacio Delgado, “a cooperação na competição é fundamental para encontrar horizonte na economia de Juiz de Fora e região, que possui poucas vantagens naturais e sofre intensa concorrência de outros centros produtivos. Na medida em que pudermos nos diferenciar por meio da inovação, também conseguiremos nos recolocar no radar da economia nacional.”

Mais de 40 trabalhos científicos apresentados

Mais de 40 trabalhos científicos estão sendo divulgados na 1ª Conide. O professor Fabrício Campos e o estudante de engenharia elétrica Pedro Duim são desenvolvedores do “Scanner Bovino”, plataforma para gestão zootécnica de rebanhos. “É um sistema simples, para fazer manejo ao longo da produção do rebanho. Permite, por exemplo, o controle do ciclo do cio das vacas, dá recomendações de quando fazer inseminação, quando a vaca vai ter a cria, quando vai entrar no período de produção de leite.

Outro exemplo é o manejo veterinário, onde o sistema lembra quando comprar vacina e registra data de aplicação nos animais”, explicou Fabrício. Todo o processo é realizado por meio do número dos brincos, colocados nos animais. “Desenvolvemos uma tecnologia de visão computacional, usando a câmera do smartphone: basta apontá-lo para o rebanho que ele identifica o animal no qual está sendo feito o procedimento, gera o perfil do animal e registra o procedimento que vai fazer.”

A plataforma é composta por três produtos: sistema web, que pode ser acessado pelo computador, smartphone e câmeras, que são instaladas voltadas para alguma região onde os gados se movimentam, permitindo a aquisição das informações de maneira automatizada. O “scanner bovino” está disponível para download no Google Play.

Já David Rodrigues, Filipe Jessé e Felipe Toshio apresentam o relato de experiência no desenvolvimento de games em Juiz de Fora. “Apesar de crescente, não temos cenário tão aberto para os alunos que querem ingressar na área de desenvolvimento de jogos. Durante a 1ª Semana de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia elaboramos série de palestras ensinando conceitos iniciais de todas as principais áreas de desenvolvimento de jogos, e criamos uma “Game Jam”. Em determinado período de tempo, os grupos desenvolveram jogos com embasamento que demos durante as palestras. Pegamos resultado dos jogos produzidos e fizemos pesquisa para saber o que o pessoal achou, descobrindo que áreas trabalhar, mais para atrair pessoas novas para essa área”, diz David Rodrigues, explicando que o próximo passo é mostrar todas as áreas de desenvolvimento de games para quem não tem conhecimento, e tem apenas visão de software, esquecendo a relevância de áreas artísticas e design.

Realizada pelo GDI Mata, por meio do Sebraee, da UFJF, do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e da Embrapa Gado de Leite, a Conide tem o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), do Banco de Desenvolvimento de Minas gerais (BDMG), da Lanetwork Serviços de Rede e Informática, da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), das secretarias de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), da Caixa Econômica Federal e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), contando com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Cimo Engenharia e Soluções Ambientais, e produção-executiva da Partner.

Foto: Carlos Mendonça.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.



 IMPRIMIR 
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2