NOTÍCIAS: SECOM
JUIZ DE FORA - 4/5/2016 - 18:12

Prefeitura participa da 15ª Feira do Livro do Colégio Vianna Junior

Portal de Notícias PJF | Prefeitura participa da 15ª Feira do Livro do Colégio Vianna Junior | SECOM - 4/5/2016
O vice-prefeito de Juiz de Fora, Sergio Rodrigues, falou para alunos do Colégio Vianna Júnior, na manhã desta quarta-feira, 4, dentro da 15ª Feira do Livro, promovida por estudantes do ensino fundamental 2 da instituição. O evento, iniciado nessa terça-feira, 3, será encerrado nesta quinta, 5, e abordou o tema “Cidadania, desafios e conquistas”.

Durante a palestra, Sergio destacou a importância de os jovens se interessarem pela política. “A ideia que muitos têm é que todos os envolvidos neste meio são corruptos, mas há muitos políticos comprometidos com a verdade e que realmente se importam em melhorar seu município, estado ou país. É como se desprezássemos uma caixa de laranja, porque três delas estão podres. Mas, para distinguir essas pessoas, e reconhecer seus atos, é preciso conhecimento, estudar suas propostas e, principalmente, conhecer seu passado, suas ações e envolvimentos. É hora de ver a política não como um jogo de interesses entre governantes, e sim, como um bem a todos”, analisa.

Pedro Moraes Custódio tem 15 anos e cursa o 9º ano do ensino fundamental. Segundo ele, a palestra foi bastante instrutiva, esclareceu o papel que tem um vice-prefeito no município e abriu seu olhar sobre a visão política do país. “Os jovens podem votar aos 16 anos, mas muitos não se interessam por isso. É importante a gente começar a se interessar pelo nosso país, ler jornais, ver telejornais e, realmente, tentar entender o que acontece no Brasil, não generalizar tudo e todos. Assim, exerceremos nosso direito, votando certo, porque nós somos o presente e o futuro.”

Além de palestras, a Feira do Livro do Vianna reúne diversos trabalhos dos alunos, por exemplo, maquetes mostrando cada período de escândalo na política do país. A estudante do 9º ano, Maria Eduarda Rezende, tem apenas 15 anos e já sabe sobre os principais: “Essas maquetes representam os escândalos que ocorreram e nosso olhar como população sobre esses fatos, porque ,muitas vezes, vemos o que está errado, mas ficamos de espectadores, assistindo à corrupção, e não fazemos nada para mudar esse quadro. Essas maquetes, como a da ´Navalha na Carne`, que mostra quando a Polícia Federal prendeu o ex-governador do Maranhão e outras 48 pessoas acusadas de fraudar licitações de obras públicas, e a ´Operação Satiagraha`, que agiu contra o desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro, precisam nos fazer refletir sobre a cidadania, sobre o futuro e qual é o nosso papel como sociedade”.

A diretora da instituição, Simone Machado, enfatiza que “outros trabalhos são realizados na escola com crianças e adolescentes, de 3 a 17 anos, como o ´Líder em mim`, envolvendo temas também relacionados à cidadania”. Para a diretora, “é importante que os alunos aprendam desde cedo a trabalhar desafios, e a consciência política deles, para que cresçam sabendo seu papel na sociedade.”

A mostra é aberta ao público e não é necessário se inscrever para participar. Para conhecer sobre a Feira do Livro, acesse o site do Colégio Vianna Junior.

TEXTO: Michelle Carvalho
FOTO: Gil Veloso

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690.7599

25/4/2024 - PREFEITA