NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 3/5/2016 - 16:18

Despoluição do Rio Paraibuna - Bairro Bom Clima recebe mais 370 metros de coletores de esgoto no Córrego Tapera

Um dos maiores cursos-d água de Juiz de Fora, o Córrego Tapera também será beneficiado pelas obras de despoluição do Rio Paraibuna, iniciadas em agosto de 2013. Nesta terça-feira, 3, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) segue com a implantação de mais 370 metros de redes coletoras de esgoto nas margens do córrego, localizado na Avenida Doutor Otávio Dias Moreira, no Bairro Bom Clima.

Composta por tubos de ferro fundido, com 250 e 300 milímetros de diâmetro, a nova rede coletará os efluentes que antes eram lançados no córrego, transportando-os para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que está sendo finalizada no Bairro Granjas Bethel. “Além deste trecho, estamos implantando mais 36 metros de tubulações na Rua Domingos Lopes, no Bairro Nossa Senhora das Graças. Esperamos concluir esses dois serviços até o final do mês, com intervenções pontuais na avenida até dezembro, totalizando, assim, os quatro quilômetros do Coletor Tapera”, prevê o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, lembrando, ainda, que os trabalhos se estenderão pelas comunidades de Bandeirantes, Eldorado e Santa Terezinha.

Moradora do Bairro Bom Clima, a coordenadora pedagógica Eunice Henriques comemora as ações na região: “Fiquei extremamente feliz ao saber que se tratava de uma obra voltada para a coleta de esgoto, pois ela vai nos livrar do mau cheiro e dos animais que existem no córrego, melhorando a qualidade de vida da vizinhança”.

Totalizando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e dos córregos Tapera, São Pedro, Matirumbide, Yung e Independência, além de cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs nos Bairros Granjas Bethel e Santa Luzia. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja concluído até o final de 2016, gerando assim um grande avanço no índice de tratamento de esgoto na cidade, que saltará inicialmente de 10% para até mais de 50% nos próximos anos.

*Informações com a assessoria de comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego